Busca de verbas para entidades filantrópicas, ampliação do horário de funcionamento de farmácia, déficit de funcionários e apoio à lei contra o aborto foram alguns dos temas abordados durante a 21ª sessão ordinária do ano; além da aprovação de projetos e demais proposituras constantes na ordem do dia.
Na reunião do dia 15 de setembro, o presidente da Casa, Willian Bento (PL), colocou em segunda votação, o Projeto de Lei Complementar (PLC), 8, do Executivo, que altera Leis municipais; e os projetos de lei: o 60, instituindo no Calendário Oficial de Eventos do Município o Evangeliza Show, iniciativa do vereador Luiz Basso (PL), e o PL 61, apresentado por Clayton Robert Santos Barros (Clayton do Espetinho-Republicanos), denominando Torneio de Truco Nando Odival Fernando Bilatto. Os documentos foram aprovados por unanimidade dos presentes.
Também receberam aval, o requerimento assinado por Basso e outros vereadores, solicitando ao Executivo, “nomear a senhora Eliana Vieira, para o cargo que anteriormente ocupava na Policlínica Manoel Wendel”; e as moções de Parabéns, Aplausos e Reconhecimento propostas para Maria Regina Pereira da Silva - chefe de Controle de Vagas, pelos relevantes serviços prestados, e a Wilson Ribeiro da Silva, pelos 26 anos de atuação como motorista no transporte escolar, ambas de autoria de Basso.
Um projeto deu entrada durante os trabalhos da segunda-feira, o Projeto de Lei 62, de Marcos Gomes de Oliveira (Marcos do Gás-PL), institui a campanha Setembro Verde, dedicada a promoção da inclusão social, do respeito e da defesa dos direitos das pessoas com deficiência, no Calendário Oficial de Eventos.
Concluídas as votações, o Presidente abriu a tribuna para os pronunciamentos. Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PP), justificou proposituras apresentadas, entre elas, a que quantifica o déficit de funcionários na Prefeitura, e quais setores estão mais carentes. Washington Luiz Pereira (Washington dos Vasos-PSDB), convidou a população a participar do 2º Encontro de Mães Atípicas, que acontece dia 26 deste mês, no Plenário da Câmara, a partir das 19 horas.
Luiz Guilherme Paiuta Miranda (Cassapinha-PL), se manifestou sobre a Moção de Apoio apresentada na semana passada, ao projeto que cancela os efeitos da Resolução 258, de 2024, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, e ao Projeto de Lei 1904/2024, cuja proposta é impedir que o aborto seja reconhecido como direito, sem previsão de limite de tempo gestacional, durante os todos os nove meses da gravidez, até o momento do parto. Cassapinha aponta que a Resolução “retira a autoridade dos pais, encaminha automaticamente a adolescente ao aborto e permite o procedimento até os nove meses de gestão; essa Moção reforça o direto à vida, lembrando, pesquisas mostram que a maioria dos brasileiros é contrária à legalização do aborto”, concluiu.
Luiz Basso relatou reunião com os deputados Marcos Damasio e Alex De Madureira, na Assembleia Legislativa de São Paulo, dia 9 de setembro, quando solicitou apoio financeiro às entidades: Lar dos Velhinhos, Apeac e ABSA (Associação Beneficente Solidária das Acácias), e agradeceu aos parlamentares por “firmarem compromisso com Santa Gertrudes”.
Indicações
Marcos do Gás sugere a implantação do projeto Horta Comunitária Terapêutica para Idosos; a contratação de painéis de Led para propagandas e marketing durante as festividades oficiais; pleiteia pintura da sinalização de solo, instalação de placas de sinalização em toda extensão da Estrada Municipal Luiz Carlos Arzoli, e de “bolsões de proteção” para motocicletas nos semáforos, nos dois lados da SGT 153 ; troca da guia de sarjeta danificada do estacionamento do Hospital; e construção de guia rebaixada em frente a Emef Joaquim Raphael da Rocha.
José Silvanio da Silva Lucena (Pastor Silvanio Ceará-PP), solicita a construção de cobertura da quadra da Emei Ivone Palumbo; contratar vigilantes para as escolas e demais unidades públicas; construir calçadão nas avenidas Prefeito Coronel Libertário Palumbo e Benedita Artur, passando pelas ruas Domingos Dezotti, Olavo Basso e Mário Velo, encerrando na Avenida Benedita Arthur; instalar iluminação nas margens do calçadão que liga os bairros Jequitibás II ao III e ventiladores de teto no Velório Municipal; e construir calçadão na Avenida João Vitte.
Reginaldo Pereira da Silva (Palhaço Totó-Podemos), aponta a necessidade de designar um guarda para atuar diariamente no Lago Municipal Ruy Raphael da Rocha.
Sivaldo Elias reivindica realizar o levantamento do déficit de funcionários municipais em todas as áreas; de campanha socioeducativa nas redes sociais, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de comunicar previamente o cancelamento de consultas; pintura e readequação da lombada da Avenida Conde Guilherme Prates, defronte à Cerâmica Nardini; e instituir prêmio anual para a residência ou comércio mais bem enfeitado com o tema natalino.
Basso requer ampliar o horário de funcionamento da Farmácia Municipal até 22 horas.
Washington dos Vasos postula instalar sistema de som ambiente no Velório Humberto Renato Cocco, permitindo que todos os presentem ouçam orações e palavras de conforto realizadas por pastores, padres ou demais ministros religiosos.
A próxima sessão ordinária está agendada para o dia 6 de outubro, às 19 horas, no Plenário “Íria Hansen”. Os trabalhos podem ser acompanhados, ao vivo, pelo Facebook e YouTube oficiais da Câmara, pela Rádio Jovem Pan News, FM 89.1; e são traduzidos em Libras.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 18 de setembro de 2025
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Os vereadores José Silvanio da Silva Lucena (Pastor Silvanio Ceará-PP), Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PP), Luiz Aparecido Basso (PL), Washington Luiz Pereira (Washington dos Vasos-PSDB), Marcos Go...
Quarta-feira, dia 17 de dezembro, foram realizadas duas sessões extraordinárias, marcadas pelo presidente da Casa, Willian Bento (PL), para votar projetos que deram entrada na ordinária desta seman...
A última sessão ordinária do ano legislativo da Câmara de Santa Gertrudes aconteceu nesta segunda-feira, 15 de dezembro, quando foram aprovados todos os projetos que tramitavam pela Casa. Em seus p...
A qualidade da água distribuída pela BRK Ambiental, empresa concessionária dos serviços de água e esgoto no Munícipio, voltou a ser pauta na sessão ordinária desta semana. Na tribuna, Vereadores co...
Os projetos que definem o orçamento municipal para 2026, valor acima de R$ 238 milhões, e o plano de trabalho para o próximo quadriênio foram aprovados em segunda, e última votação, durante a sessã...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados Versão: 1.0.0.8 | | Desenvolvido por: Sino Informática.