A primeira sessão ordinária do ano foi marcada pela entrada do projeto de lei que institui a educação em tempo integral nas escolas municipais e o que dá nova redação à Lei que autoriza o Município a custear transporte dos alunos que estudam em outras cidades; se aprovado, quem estuda em Campinas também poderá receber a ajuda.
Outro fato ocorrido durante os trabalhos foi a leitura de documento apresentado por um cidadão, solicitando o impeachment do prefeito Lázaro Noé da Silva (Gino da Farmácia). Seguindo o que determina o Regimento Interno, o presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PL), colocou o pedido e votação e, por unanimidade dos votos, a solicitação não foi acolhida e arquivada.
Cinco projetos deram entrada durante a 1ª sessão ordinária do ano, realizada dia 5 de fevereiro. O Projeto de Lei 1 (PL), autoria do Executivo, institui a Política Municipal de Educação em Tempo Integral da Rede Pública Municipal de Ensino, determinando o período de sete horas, com intervalo de 35 minutos, quando serão oferecidas atividades culturais, esportivas, artísticas, científicas ou tecnológicas, de lazer e de brincar, além das desenvolvidas no atendimento e desenvolvimento educacional das crianças e jovens portadores de transtornos. A prioridade é para pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social, com deficiências, transtornos, altas habilidades ou superdotação, de famílias inscritas no Cadastro Único, pelas beneficiadas pelo Bolsa Família e as com renda individual de até um salário mínimo, entre outras.
O PL 2, dispõe sobre as instituições dos Conselhos Escolares e do Fórum dos Conselhos Escolares das Unidades de Ensino da Rede Púbica Municipal; e o Projeto de Lei 3 altera o Artigo 1º da Lei Municipal que autoriza o Executivo a complementar o custeio de transporte de estudantes aos municípios vizinhos, circunvizinhos e São Carlos, Campinas, Santa Bárbara D’Oeste, Americana, Limeira, Araras e Piracicaba.
O Projeto de Lei Complementar 1 discorre sobre o Regime Jurídico Estatutário dos Servidores Públicos de Santa Gertrudes; sendo as novas regras válidas para os contratados a partir da aprovação do Projeto. Os documentos são elaborados pele Executivo. O Projeto de Resolução 1, da Câmara, desincorpora móveis.
Na ordem do dia dos trabalhos, foram aprovadas moções de Aplausos, Reconhecimento e Parabéns: Clayton Robert Santos Barros (Clayton do Espetinho-Republicanos), homenageia Leandro dos Reis Spinola, pela caminhada de quatro dias até o Santuário de Aparecida, “enfrentando desafios, cansaço, porém, não deixando nada impedir sua trajetória de fé”; Luiz Basso (PL), parabeniza o Instituto Muito Mias Vida, na pessoa de seu presidente, Pablo Beloni, pelo trabalho desenvolvido com a comunidade; e, Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PSD, aos responsáveis pelo 2° Pedala Santa Gertrudes.
Via requerimentos, dr. Marcelo sugere à Guarda Civil, em parceria com a Secretaria de Trânsito, realizar campanhas dirigidas aos motoristas, para que obedeçam a sinalização de proibido estacionar no lado direito da Avenida Rêmolo Tonon, próximo à churrascaria, sugerindo que a equipe realize abordagens orientativas durante três finais de semanas e punitiva a partir da terceira semana.
Willian Bento (PTB), requer à Secretaria de Finanças o valor previsto para pagamento em precatório em 2024. Basso indaga “em que estágio se encontram os projetos da construção de casas populares”. E, Alan Felipe Basteli (PSD), quer informações: quantas carteirinhas do Autismo foram emitidas e a estimativa do número de adultos e crianças autistas residentes no Município; a quantidade de casos de Covid-19 registrados em 2023 e no início de 2024, e qual a porcentagem da cobertura vacinal contra a doença; o andamento do programa de controle da Dengue, quantos casos foram registrados nos últimos 13 meses; e, se já foram instaladas mais câmeras de monitoramento no Parque Ruy Raphael da Rocha, quando estarão funcionando e as medidas planejadas para garantir a segurança dos frequentadores.
Após o encerramento da ordem do dia, dr. Marcelo precisou se ausentar e a sessão foi presidida pelo vice-presidente, Willian Bento, que coordenou os pronunciamentos na tribuna. Alan alertou para os crescentes casos de Dengue em todo País e pediu a colaboração da população para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, tomando os cuidados básicos, como não deixar água acumulada nos quintais; e, também, relatou preocupação com a grande quantidade de escorpiões, pedindo aos munícipes que não deixem lixos e entulhos acumulados nas ruas, casas e quintais, locais onde o animal pode se esconder.
Luiz Basso concordou com Basteli, afirmando que quase todas as cidades do Estado estão sofrendo com infestação de escorpiões, e ratificou a necessidade de a população “fazer a sua parte” e limpar terrenos e suas casas. Sivaldo da Água encerrou os trabalhos, pedindo ao Prefeito oferecer transporte aos idosos que participam de eventos dirigidos à terceira idade e não têm condições de pagar pelo serviço.
Indicações
Clayton do Espetinho pede a construção de rampa de acesso a praça São José (fundos com as ruas 10 e 2); e poda de árvores nas ruas Betti Martins e João Pagni, e Avenida Belmiro Silva.
Sivaldo Elias aponta necessidade de instalação de placas com nome das ruas e o CEP da localidade; limpeza geral na Estrada Municipal Luiz Carlos Azorli; à Secretaria de Obras, reforma no campo de malha, do espaço de lazer Mansueto Fiório; e construção de um campo de areia ao lado da quadra esportiva no Jardim Paulista.
Dr. Marcelo solicita roçada e limpeza no Parque do Jequitibás, Lago Chico Lucas; ao Departamento de Trânsito, avaliar a possibilidade de tornar mão única de direção o trecho entre a rotatória da Villagres, acesso à Avenida João Vitte, até a Avenida Prefeito Cel. Libertário Palumbo.
Willian aponta à Secretaria de Obras, instalação de cobertura na rampa de acesso do Pronto Socorro, de lixeiras na Praça José Delmiro Netoa, e de um ponto de ônibus com cobertura na Rua 1, na calçada da Emei Eugênio Secco; à Secretaria de Esportes, construção de quadra de tênis; e à Secretaria de Meio Ambiente, plantio de flores no canteiro da imagem da Santa Gertrudes, na Praça Carlos Buschinelli.
Wanderley Francisco do Couto (Wanderley Frentista-PSC), pontua instalação de ares-condicionados nas salas de atendimento da UBS Catarina Caetano Demarchi; de televisores nas UBSs Margarida Polak Lara e Antônio Zonta; e construção de uma praça no Bairro Jequitibás.
Luiz Guilherme Paiuta Miranda (Cassapinha-União Brasil), relata ser necessária a dedetização das redes de esgoto para erradicação de ratos, baratas e escorpiões, e construção de bocas de lobo na Avenida 6, próximo ao número 253.
Luiz Basso requer denominação de logradouro público em homenagem à memória do senhor José Pim; reparos no asfalto da Rua Vereador Henrique Hegues, em frente ao número 193; ao Prefeito, tornar possível legalmente, por meio de projeto de lei, que cidadãos possam fornecer alimentos e água aos animais que se encontram nas ruas, utilizando os locais públicos; roçada e limpeza do mato na Estrada Vereador Luiz Carlos Azorli; organizar atração carnavalesca, tipo matinê, no Ginásio de Esportes Francisco Marigo; instalar lixeiras no parque infantil, no Parque Ruy Raphael da Rocha; poda das árvores e limpeza da Avenida Remolo Tonon; e, reparos no asfalto da Avenida 6, em frente aos números 175 e 180, e limpar o mato da calçada da Avenida 6, entre as ruas 3 e 4.
Alan Basteli reivindica instalação de ares-condicionados nas salas da Secretaria de Cultura, bem como o reparo do equipamento danificado na Biblioteca Municipal; de placas específicas para motociclistas nos semáforos, além da pintura de solo já existente; ao departamento responsável, “tomar medidas emergenciais em relação a presença de escorpiões e a questão do lixo e reciclagem na Rua João Pagni”; e, pintar no solo o símbolo do autismo em diversos locais, especialmente onde são disponibilizadas vagas preferenciais.
Washington Luiz Pereira (Washington dos Vasos-PSDB), pontua à Secretaria de Esporte, ampliar a área para pratica de judô, nas dependências do Ginásio Franscisco Marigo.
Devido as festividades do carnaval, a próxima sessão ordinária está agendada para o dia 19 de fevereiro, às 19 horas, no Plenário “Íria Hansen”. Os trabalhos podem ser acompanhados, ao vivo, pelo Facebook e YouTube oficiais da Câmara e, também, pela Rádio Jovem Pan News, 1410,0 AM.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 08 de fevereiro de 2024
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Vereadores receberam o prefeito Lázaro Noé da Silva (Gino da Farmácia); o vice-prefeito Antonio Carlos Candido (Gordinho); e o secretário de Obras, Frederico Luiz Barreiro, para uma reunião de trab...
Deu entrada na Câmara nesta segunda-feira, dia 28 de agosto, o projeto de autoria do Prefeito, solicitando autorização do Legislativo para doar área visando a construção de unidades habitacionais p...
Na segunda-feira desta semana, dia 21 de julho, foi realizada a sexta sessão extraordinária do ano, convocada pelo presidente da Câmara, Willian José Bento (PL), com objetivo de dar entrada a proje...
Willian Bento - presidente da Câmara; o vice-presidente - Luiz Basso (PL), e o vereador Marcos Gomes de Oliveira (Marcos do Gás), todos os PL, participaram de reunião do Parlamento Metropolitano de...
Atendendo convite, vereadores visitaram as instalações do Centro Cerâmico do Brasil (CCB), dia 2 de julho. A entidade privada, sediada há 25 anos em Santa Gertrudes, reúne empresas do setor cerâmic...
O Dia do Pastor foi festejado durante sessão solene realizada na noite do dia 27 de junho, no Plenário Íria Hansen, na sede da Câmara, evento realizado em parceria com o Conselho de Pastores de San...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados Versão: 1.0.0.8 | | Desenvolvido por: Sino Informática.