Na presença de fiéis, amigos, familiares, representantes de grupos ligados à Igreja Católica, autoridades e comunidade em geral, o padre Paulo Sérgio Carlos recebeu o título de Cidadão Santa-Gertrudense durante sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Santa Gertrudes, na noite de 15 de dezembro de 2023.
O último evento do ano no Legislativo seguiu o protocolo regimental da Câmara, conforme especificado no Decreto Legislativo 150, de 13 de outubro deste ano, concedendo o título de Cidadão Santa-Gertrudense ao padre Paulo Sérgio Carlos, como “reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à comunidade”, autoria do vereador Alan Felipe Basteli (PSD), e aprovado pela unanimidade dos legisladores.
Responsável pelo cerimonial da 7ª sessão solene de 2023, Edmilson Valdanha convidou o vice-presidente da Câmara, Willian Bento (PTB), a presidir os trabalhos e, para compor a mesa, Alan Basteli, o padre Paulo Sérgio, o prefeito Lázaro Noé da Silva (Gino da Farmácia), e os vereadores Clayton Robert Santos Barros (Clayton do Espetinho-Republicanos), Luiz Aparecido Basso (PL), Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PSD), e Washington Luiz Pereira (Washington dos Vasos-PSDB).
Alan Basteli iniciou seu pronunciamento explicando: “quando a Câmara realiza solenidade de outorga de título, é para perpetuar na memória e na história o que a pessoa agraciada proporcionou à Cidade e à população e, hoje, padre Paulo, é o senhor quem recebe essa honraria; em um curto período de tempo que está em Santa Gertrudes, pudemos perceber o quanto o senhor já ama essa Cidade e esse povo, e demonstra o seu carinho e sua dedicação”. E concluiu desejando que o Título concedido represente “o apreço que temos por sua dedicação e amor ao nosso Município”, desejando que “sua jornada aqui seja repleta de bençãos e realizações”.
Após a entrega do certificado, Padre Paulo contou que, quando foi nomeado para ser Pároco em Santa Gertrudes, conhecia pouco sobre a Cidade, “só sabia que ficava perto de Rio Claro, tinha muitas indústrias cerâmicas e uma bela fazenda, cenário de novelas [Fazenda Santa Gertrudes]”. Prosseguiu relatando que mesmo sendo uma cidade pequena, em algumas oportunidades, se perdeu pelas ruas: “ainda bem que existem os aplicativos de rotas”, agradeceu.
Aos poucos, disse, foi se familiarizando, conheceu o processo produtivo de produção dos revestimentos e ficou impressionado com a tecnologia envolvida, “mas o melhor estava por vir, conheci pessoas, trabalhadoras, generosas, que se dedicam ao bem do próximo menos favorecido, mas também um povo que festeja, festas animadas, e as comidas, ah, muito boas, e de comida eu entendo, gosto de comer”, brincou.
Finalizando, o Padre, já cidadão gertrudense, agradeceu pelo carinho que recebe, afirmando que se sente amado e querido: “hoje sou uma pessoa melhor do que era há 10 meses e 13 dias”, tempo em que está em Santa Gertrudes. “Importante nos colocar à disposição do Senhor, mesmo com nossas falhas, Ele nos faz melhor, nos faz crescer”, e finalizou orando pelo povo da Cidade e abençoando o Plenário Íria Hansen.
Gino relatou a importância em ter um novo membro na comunidade local e ratificou: “é preciso ter Deus em primeiro lugar e todos estamos cientes que conceder este título é fazer jus a tudo que o Padre tem feito pelo nosso povo. Obrigado e parabéns”.
“É uma alegria e uma honra ter no registro da Câmara o Título de Cidadão ao padre Paulo, pelo seu trabalho social, por levar a palavra de Deus a todas as casas do Município, temos gratidão por isso”, disse Wilian Bento, encerrando a sessão.
Edmilson Valdanha, responsável pelo cerimonial da noite, anotou as presenças dos vereadores e do Prefeito, já citados, dos ex-vereadores Antonio Carlos Candido (Gordinho) – ex-presidente da Casa, Carlos Albeto do Carmo (Carlinhos Bronw), e Glalson Chamon da Silva; e do diácono Wagner Aparecido Pedroso. Os vereadores Luiz Guilherme Paiuta Miranda (Cassapinha-União Brasil), e Wanderley Francisco do Couto (Wanderley Frentista-PSC), foram representados na noite por seus assessores.
Padre Paulo
Nasceu em Santa Bárbara D’Oeste-SP, dia 27 de janeiro de 1979, filho de Luísa Maria Strapasson Carlos e Sérgio Carlos (in memorian). É membro da comunidade de vida “Corpus Christi”.
Foi ordenado diácono em 2012 e ordenado presbítero pela imposição das mãos de Dom Fernando Mason, em julho do mesmo ano, na Catedral Diocesana de Piracicaba.
Foi vigário-paroquial da Paróquia São José, em Santa Bárbara d’Oeste; reitor do Seminário Propedêutico Imaculada Conceição; animador diocesano da Pastoral dos Acólitos e Coroinhas; membro do Conselho Diocesano de Formação, Ordens e Ministérios; e pároco da Paróquia Santa Catarina, em Piracicaba.
Residiu em Roma (2018-2020), no Pontifício Colégio Pio Brasileiro, onde cursou mestrado em teologia com ênfase na área de História da Igreja, na Pontifícia Universidade Santa Cruz.
É pároco da Paróquia São Joaquim, desde fevereiro deste ano, e coordenador do Centro Documental da Diocese de Piracicaba. Realizou o restauro da Capela São Joaquim, a criação de novas pastorais, movimentos e grupos, adquiriu novos terrenos para a Capela Nossa Senhora Aparecida, além de aperfeiçoar a vida pastoral e litúrgica. Também, através de seu pedido ao Bispo Diocesano, Santa Gertrudes se tornou copadroeira da Paróquia.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 19 de dezembro de 2023
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Mais uma rodada de entrega de certificados aos profissionais e estudante que se destacaram em suas funções, aconteceu no início da noite do dia 15 de setembro, no Plenário Íria Hansen, na sede da C...
Busca de verbas para entidades filantrópicas, ampliação do horário de funcionamento de farmácia, déficit de funcionários e apoio à lei contra o aborto foram alguns dos temas abordados durante a 21ª...
A sede da Câmara Municipal de Santa Gertrudes foi palco da 2ª reunião ordinária do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), realizada na manhã do dia 10 de setembro, e reuniu 90 pessoas de 17...
Na noite de segunda-feira, os vereadores se reuniram para a 20ª sessão ordinária do ano, quando foram discutidos seis projetos e apresentada moção de apoio, onde os vereadores da bancada católica,...
As emendas à Lei Orgânica, elaboradas a fim de regulamentar a execução de emendas parlamentares à Lei Orçamentária, foram aprovadas por unanimidade, durante a 19ª sessão ordinária. As proposituras...
Funcionários da Câmara participaram de um treinamento de prevenção e controle de incêndios, e sobre primeiros socorros. A capacitação foi ministrada por Israel Lucas de França – bombeiro civil e té...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados Versão: 1.0.0.8 | | Desenvolvido por: Sino Informática.