Em reunião virtual, vereadores apresentaram à Concessionário Eixo, algumas solicitações de melhorias na Rodovia Washington Luís, principalmente alargamento e iluminação em pontilhões, aumento da extensão de alça de acesso e de marginais, asfaltamento de passagem e alça na entrada principal. De concreto, os representantes da Concessionária informaram que a Rodovia receberá a terceira faixa de rodagem, construção de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), de parada de descanso de motoristas, passarelas, balança para caminhões, oferecerão Wi-Fi na Rodovia e que a “Eixo vai investir em pontilhões”.
O presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PL), Alan Felipe Basteli (PSD), Luiz Basso (PL), Luiz Guilherme Paiuta Miranda (Cassapinha-Dem), Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PSD), e Willian Bento (PTB), apresentaram solicitações à Eixo, representada na reunião por Robinson Alexandre de Ávila – diretor de Engenharia, Marcos Maurício Chili de Góes – Relações Institucionais, e Camila Luísa S. Rodrigues – coordenadora de Faixa de Domínio.
Inicialmente, Ávila informou que qualquer pessoa pode registrar pleitos no site da Concessionária, através de sistema criado especialmente para esta finalidade, o Sisdemanda, e todos são respondidos após avaliações. O ícone está localizado na barra inferior do site.
Questionados sobre previsão de asfaltamento da passagem existente entre o trevo e o viaduto José Barel, Robinson disse que “a princípio não está no cronograma”, mas “podemos melhorar a pavimentação, diminuindo a poeira, em curto prazo; vou fazer uma análise e informo”; e medidas para acabar com a poeira devido ao trânsito de veículos pesados que saem do pátio, localizado no outro lado da pista, o diretor de Engenharia explicou que está fora da faixa de domínio, “o que não permite fazer investimentos”, e prometeu doar material pesado para ser colocado sobre o piso, diminuindo a emissão de poeira.
Outro ponto requerido foi recapear a Rua Nossa Senhora do Carmo, no trecho entre o Viaduto Claro Miranda e a alça de acesso à Washington Luís; em resposta os vereadores foram informados que “o local não faz parte da concessão, é uma via municipal e não podemos intervir”. Disponibilizar sinal de Wi-Fi, implantar passarelas e balança são termos do contrato e, segundo o Diretor de Engenharia, “o Wi-Fi vai estar disponível em breve; é um sistema para conectar o usuário com a Eixo”, que já foi realizada pesquisa de contagem e detectado ponto de necessidade de passarela e, também, será implantado posto de pesagem no km 182. A pesquisa é refeita a cada cinco anos para atualizações.
As duas áreas de descanso serão instaladas nos quilômetros 153 e 210, um na pista Norte e outro na Sul, em área de 20 mil metros quadrados, com câmeras de segurança, guarita, vestiários, ponto de cozinha e lavatórios. “Uma em Cordeirópolis e outra em Rio Claro, nenhum em Santa Gertrudes?”, indagou Sivaldo: “os locais foram escolhidos após estudos e Santa Gertrudes está na área de abrangência”, respondeu Robinson.
De acordo com os representantes da Concessionária da Rodovia, com a obra de construção da terceira faixa nos dois sentidos da Washington Luís - da Rodovia Bandeirantes até a Serra dos Padres - com início em 2023, alguns viadutos sofrerão ajustes, além das manutenções rotineiras. “A terceira faixa é muito bem-vinda, melhora muito a segurança”, opinou o Presidente da Casa.
Relatando que os viadutos não têm alça de acesso e é preciso adequar tanto para segurança quanto para fluidez do trânsito, ainda foi questionada a falta de iluminação no Viaduto Claro Miranda e os legisladores foram informados que o pleito é possível e será avaliado. O tema levou ao problema apresentado por Willian Bento: a falta de alça de acesso à Rodovia pelo Viaduto Claro Miranda, km 167, o que evitaria que os veículos que saem do Distrito Industrial tenham que entrar na Cidade para retornar à Washington Luís, sentido Rio Claro.
“O trecho é intenso de caminhões e para retornar à Rodovia têm de entrar em Santa Gertrudes, seria importante um viaduto com quatro alças”, enfatizou Basso. Sivaldo completou: “200 caminhões e treminhões, por dia, entraram na Cidade para fazer retorno na rotatória do Cristo e pegar a Washington Luís; com a alça, seriam 200 a menos; quando um caminhão quebra ali, fica tudo parado, impossível de outros veículos acessarem a Cidade”. Robinson prometeu que vai estudar o local. “Já está anotado. Com a terceira faixa pode ser feito um remodelamento, esta alça não acredito, concordo que a rotatória ficou pequena, mas para aumentar a rotatória precisa fazer desapropriação; vale a pena vocês fazerem a solicitação via sistema, pedir uma revisão desta rotatória”. O Diretor da Eixo sugeriu aos vereadores marcarem uma reunião com a Artesp (Agência de Transporte do estado de São Paulo), “que pode fazer uma engenharia econômica para que a obra possa ser inserida”. Sobre a iluminação no Viaduto, demanda apontada por Willian, a resposta é que será avaliada.
A respeito reivindicação de construção de marginais do km 165 até o 167, o relatado, de acordo com o cronograma de melhorias da Eixo, é fazer a obra do km 171 ao 177, e recomendou carregar a solicitação no sistema. Sivaldo ainda questionou o destino dado pela Concessionária aos animais atropelados ou abandonados na Rodovia. Ávila explicou que a Empresa tem equipe treinada para lidar com esses animais e que eles são levados à instituições credenciadas, onde é feito o amparo aos animais domésticos ou silvestres. “Temos um trabalho importante de cuidados com os animais; eu e o dr. Marcelo somos defensores, mas sabemos de problemas, animais que ficaram ‘largados’ na Rodovia e morreram; eu sei que acontece de animal fugir e ir até a estrada, peço que, quando algum for encontrado, vivo ou morto, que mandem uma foto para tentarmos identificar o dono e avisar, sempre tem uma família desesperada à procura”, relatou Sivaldo, que também pediu que sejam informados da placa de veículos que abandonam animais na Rodovia: “a Eixo poderia informar a placa, podemos localizar o dono e abrir um BO [boletim de ocorrência]”. Os representantes da Eixo explicaram que todo evento com animal é aberto um registro e tudo é documentado. “Fico contente em contar um Município que tem o cuidado que vocês têm com os animais, isso é responsabilidade social. Tudo que não queremos é um animal na Rodovia. Vamos comunicar”, prometeu o Diretor.
Finalizando, o tema foi a passagem de veículos pelo acesso não pavimentado, localizado próximo ao km 165, saída para a faixa 1 da Washington Luís, sentido Norte. Segundo a Eixo, com a construção do SAU, a passagem deverá ser desativada, “devido ser irregular”.
Os vereadores não concordaram com fechamento e propuseram asfaltar, alargar e ampliar a passagem, tornando o acesso seguro. Basso enfatizou que a passagem é usada há mais 30 anos, e os moradores do Santa Catarina e caminhoneiros “ficarão muito bravos se a saída for fechada; melhor seria dar condições seguras para o usuário”. Robinson explicou: “próximo ao local estamos construindo um serviço de atendimento ao usuário que estará em funcionamento dentro de três meses, e ai, de qualquer forma, a descontinuidade do acesso irregular seria importante”, enfatizando que, a 500 metros “existe um dispositivo com todas as condições”.
Sivaldo enfatizou: “vocês representam a Empresa e nós a população, vocês vão criar um problema como fechamento do acesso ‘irregular’, se fechar vocês terão problemas com nós; precisa tornar o local seguro para os cerca de mil caminhões que passam pelo local por dia; já que é irregular há 30 anos, não dá nem pra mensurar o tamanho do problema que vai causar aos moradores, precisa pensar um pouco no povo”, e concordou que o SAU é muito bem-vindo, “mas o local escolhido é área de risco, muito acidentes com caminhões tombando, é outro problema”.
O representante da Eixo afirmou que respeita a opinião dos vereadores: “com conversa e bom-senso podemos convergir, mas acredito que andar mais 500 metros e ter segurança é mais importante. Podemos fazer uma melhoria na marginal para que o trecho a ser percorrido ofereça condições. A ideia é abrir um canal de comunicação”, concluiu Ávila.
Participaram da reunião os vereadores: dr. Marcelo, Sivaldo, Alan, Luiz e Willian.
Nas fotos, os vereadores Alan Basteli, Luiz Basso, dr. Marcelo, Willian Bento e Sivaldo da Água, e Analicia Joly Talarico, assessora da presidência. Na tela, vereadores, Robinson, Marcos e Camila.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 02 de setembro de 2021
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Vereadores receberam o prefeito Lázaro Noé da Silva (Gino da Farmácia); o vice-prefeito Antonio Carlos Candido (Gordinho); e o secretário de Obras, Frederico Luiz Barreiro, para uma reunião de trab...
Deu entrada na Câmara nesta segunda-feira, dia 28 de agosto, o projeto de autoria do Prefeito, solicitando autorização do Legislativo para doar área visando a construção de unidades habitacionais p...
Na segunda-feira desta semana, dia 21 de julho, foi realizada a sexta sessão extraordinária do ano, convocada pelo presidente da Câmara, Willian José Bento (PL), com objetivo de dar entrada a proje...
Willian Bento - presidente da Câmara; o vice-presidente - Luiz Basso (PL), e o vereador Marcos Gomes de Oliveira (Marcos do Gás), todos os PL, participaram de reunião do Parlamento Metropolitano de...
Atendendo convite, vereadores visitaram as instalações do Centro Cerâmico do Brasil (CCB), dia 2 de julho. A entidade privada, sediada há 25 anos em Santa Gertrudes, reúne empresas do setor cerâmic...
O Dia do Pastor foi festejado durante sessão solene realizada na noite do dia 27 de junho, no Plenário Íria Hansen, na sede da Câmara, evento realizado em parceria com o Conselho de Pastores de San...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados Versão: 1.0.0.8 | | Desenvolvido por: Sino Informática.