Aline Arthur – chefe de Gabinete, e Caio D’Andréa – assessor de Convênios, ambos da Prefeitura, estiveram na sede da Câmara, para informar os vereadores o andamento de convênios conquistados junto a deputados e esclarecer o trâmite das verbas conseguidas pelos legisladores. A reunião aconteceu na tarde do dia 25 de Junho.
“Cada vereador tem papel importante na conquista de recursos, o trabalho de vocês junto aos deputados de suas bases aliadas é de extrema importância para o Município; estas verbas colaboram na realização de obras e compras de insumos”, enfatizou Aline.
A Chefe de Gabinete também afirmou que o prefeito Lázaro Noé da Silva, o Gino da Farmácia, quer ouvir os vereadores sobre onde aplicar os recursos já conquistados e conversar acerca das necessidades atuais, e abrir frente para o vereador buscar as emendas, comentando que as emendas “de custeio”, são mais interessantes, já que não chegam com destino especificado e podem ser aplicadas onde a demanda é maior.
Caio relatou que, geralmente, o prazo de cadastro de emendas via Governo Federal, termina no mês de Junho de cada ano, para ser efetivamente utilizada no ano posterior, e é bastante burocrático. As emendas oriundas do Governo Federal, para a área da Saúde, são através de Fundo específico e para as demais áreas, é dentro da plataforma “Mais Brasil”. Já as emendas do Governo do Estado são inseridas na plataforma “São Paulo sem papel”.
“O Sistema de Saúde é o mais complexo, a solicitação tem que ser bem definida: o que quer e para onde”, exemplificando que, se solicitar um pedido para o Pronto Socorro, a verba não pode ser utilizada, por exemplo, em uma Unidade Básica de Saúde, mesmo sendo da área da Saúde.
Uma constante reivindicação dos vereadores há anos, é que o Prefeito informe quando chegarem recursos de emendas trazidas por eles e onde serão aplicadas. “Muitos recursos entram na conta da Prefeitura, mas não é especificado qual deputado indicou”, por isso, sugeriu que cada vereador informe quando receber comunicado do deputado que a verba foi destinada e o valor, para que seja mais fácil identificar a origem.
Outro ponto é sobre recursos destinados para serem aplicados em áreas não regulamentadas. “Algumas vezes, o vereador consegue emenda para construção ou reforma de prédios ou área de lazer em alguma área específica, mas se a área não estiver regulamentada, a verba não é aprovada; áreas não regulamentadas prejudicam a implantação de projetos no local”, avisou Aline. Caio afirmou que a Prefeitura está fazendo um levantamento de todas as áreas públicas para normalizar.
Ao final do encontro, a Chefe de Gabinete e o Assessor de Emendas se prontificaram a atender cada vereador individualmente, para sanar dúvidas.
Estiveram na reunião os vereadores: Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PL) – presidente da Câmara, Alan Felipe Basteli (PSD), Clayton Robert Santos Barros (Clayton do Espetinho-Republicanos), Luiz Aparecido Basso (PL), Luiz Guilherme Paiuta Miranda (Cassapinha-Dem), Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PSD), Washington Luiz Pereira (Washington dos Vasos-PSDB), e Willian Bento (PTB).
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 30 de junho de 2021
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Seis projetos de lei, referentes à abertura de créditos extras no orçamento municipal, foram aprovados em votação única durante a 26ª sessão ordinária, realizada dia 10 de novembro, juntamente com...
Nos dias 12 e 14 de novembro, acontecem as audiências públicas para apresentação, análise e considerações dos projetos de lei que tratam do Plano Plurianual Anual (PPA) para o período de 2026 a 202...
A mudança de agência que fiscaliza os serviços de água e esgoto no Município, sob responsabilidade da BRK Ambiental, foi tema da reunião que aconteceu dia 4 de novembro, na sede da Câmara, quando o...
Deram entrada na Câmara, durante a 25ª sessão ordinária, projetos de lei (PLs), que destinam recursos para reformas nos prédios da rodoviária e de unidades de Saúde, e nova sede para o Samu. No tot...
Evento realizado na noite do dia 20 de outubro oficializou a entrega de moções a funcionários públicos, estudantes, profissionais, atletas, esportistas e religiosos. As propostas, aprovadas por una...
Dois projetos de lei (PLs), deram entrada durante a 24ª sessão ordinária: aplicação de recursos extras na Saúde e a Olimpíada da Terceira Idade. Os documentos foram encaminhados pelo presidente da...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados Versão: 1.0.0.8 | | Desenvolvido por: Sino Informática.