Notícias



Aprovado pedido de fim da taxa de iluminação

Visualize fotos

Documento assinado por todos os vereadores, iniciativa de Luiz Aparecido Basso (PL), pede a extinção da taxa de iluminação instituída em 2017. No requerimento 14, que deu entrada e foi aprovado durante a 3ª sessão ordinária, realizada dia 23 de Fevereiro, o autor solicita ao Prefeito que envie à Câmara um projeto de lei (PL) abolindo a contribuição de iluminação pública (CIP), iniciada em 2018, enfatizando a insatisfação da população com os serviços prestados e falta de investimentos no setor, informando que “o município de Ipeúna ingressou com ação judicial, conseguindo uma liminar e essa ação já está transitado em julgado e ficou decidido que a manutenção da iluminação pública é de responsabilidade da Elektro”. Basso ainda afirmou que, diferente do que foi publicado em rede social, ele não “aprovou a taxa de iluminação” já que não fez parte da legislatura passada, quando a cobrança foi instituída: “no passado, já extingui a taxa e vou fazer de novo, se o Prefeito não enviar um projeto eu vou fazer”.

Washington Luiz Pereira (Washington dos Vasos-PSDB), concordou e fez outro apontamento: “temos que tomar decisão também com relação à água, os valores estão muito altos”. O presidente da Casa, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PL), enfatizou que há alguns anos os vereadores estão buscando uma solução e já colocou sua assessoria para agendar reunião com os diretores da BRK Ambiental e discutir, principalmente, em relação à cobrança da taxa de esgoto, no mesmo valor do consumo de água, “já que a empresa recebeu todo sistema de tratamento pronto e não fez nenhum investimento”.

Outros dois requerimentos, também aprovados, solicitam: relação dos médicos que prestam serviços na Rede Pública, informando dias da semana, horários e locais onde atendem; e quantos conselhos municipais estão em atividade e os nomes de seus representantes, ambos de Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PSD). Na ordem do dia, foi aprovado, em segunda discussão, o PL 02/2021, que torna pública a lista com os nomes das pessoas vacinadas contra a Covid no Município, a ser inserida no site da Prefeitura e atualizada semanalmente, apresentado pelo vereador Sivaldo da Água.

Sete PLs deram entrada. O projeto 03, autoria de Alan Felipe Basteli (PSD), e Sivaldo Elias, que “proíbe no âmbito municipal a comercialização, a utilização ou soltura de fogos de artifícios que produzam barulho”; e o PL 07, de Sivaldo, proibindo a utilização de som automotivo de qualquer natureza, em qualquer tipo de veículo estacionado nas vias e locais públicos, com emissão de som e ruído em excesso, conhecido como “lei do pancadão”. Quatro projetos foram enviados pelo Executivo, todos alterando dispositivos das leis financeiras, abrindo crédito especial no orçamento; e o Projeto de Resolução 01, da mesa diretora, que “dispõe sobre desincorporação de bens móveis”.

Nos pronunciamentos individuais, Sivaldo pediu apoio para aprovar a “lei do pancadão”: “há mais de oito anos que a maioria da população pede uma lei para inibir o som alto durante a noite e, agora, fizemos o projeto; as pessoas precisam dormir, em alguns pontos da Cidade é impossível, tem que disciplinar”. O Vereador divulgou a conquista de duas emendas parlamentares, do deputado Alex de Madureira: um veículo, tipo Van, para o setor da Saúde, e verba de R$ 200 mil para reforma da Praça São José.

Washington voltou a defender a criação de um anel viário para retirar os veículos pesados do Centro da Cidade, duplicação de pontilhões e incubadora de empresas; e informou que suas solicitações “já surtiram efeito, tenho reunião marcada com o Prefeito para discutir o anel viário”. Willian Bento (PTB), ratificou pedidos anteriores, solicitando do Executivo a compra de aparelhos auditivos: “hoje, para conseguir um aparelho tem que esperar na fila por até cinco anos, peço que crie um programa para distribuir para quem não tem condições de comprar”; e cobrou a instalação de internet na Farmácia do Pronto Socorro e, assim, reestabelecer o sistema e normalizar a entrega dos medicamentos, explicando que a falta de acesso faz com que os pacientes tenham que se dirigir a outros bairros para conseguir remédios.

Alan expressou apoio à “lei do pancadão”, comentando que várias cidades do Estado já possuem lei semelhante: “nosso papel é disciplinar e o barulho dos fogos prejudica animais e pessoas, principalmente as que estão doentes ou possuem alguma síndrome, como o autismo”. O Presidente da Câmara, que é médico, disse que, como o som, o excesso de luminosidade também pode trazer dificuldades às pessoas com transtorno do aspectro autista, e que fogos poderiam ser proibidos totalmente.

Clayton Robert Santos Barros (Clayton do Espetinho-Republicanos), trouxe à pauta de discussões um questionamento antigo: o bairro Flórida. “Quem mora lá fica meio abandonado, lá não tem escolas, creches, postos de saúde; o bairro pertence a Rio Claro, mas a maioria é de Santa Gertrudes e usa os serviços aqui, precisa de providências”. Dr. Marcelo relatou que está produzindo material para diagnóstico e, como os dados em mãos, conversará com o prefeito de Rio Claro e buscará solução. Clayton também ofereceu apoio aos projetos proibindo som alto e fogos de artifício com estampido, e pediu padronização na instalação de fiação em geral, não só de internet, para evitar acidentes e as falhas nos serviços.

“Somos um time trabalhando pelo povo”, definiu Wanderley Francisco do Couto (Wanderley Frentista-PSC), relatando que apoio às proposituras apresentadas pelos colegas e enfatizando a necessidade de obras na creche “Tereza Pascon Vitte”, como a remoção da caixa d´água desativada, construção de saída de emergência no prédio, próximo aos berçários, e muro na parte que faz fundo com a linha férrea; contratação de dentista e instalação dos dois ares-condicionados (já adquiridos), na Unidade Básica de Saúde “João Aparecido Buschinelli”.

Dr. Marcelo voltou a alertar a população sobre a necessidade de continuar mantendo os cuidados devido à pandemia pelo novo coronavírus, afirmando que o aumento de casos é preocupante e muitos hospitais já não têm mais leitos para atender pacientes de Covid: “todo cuidado é pouco; vamos manter o distanciamento, lavar bem as mãos e só sair de casa quando realmente for necessário e cumprimentar os amigos e conhecidos de longe, sem toque físico”.

Além das proposituras citadas, também foram solicitados:

Luiz Guilherme Paiuta Miranda (Cassapinha-Dem) - denominação de algum logradouro público ou próprio municipal em memória de José Roberto Tibério; contratação de professor de futebol para as crianças; criação de área de lazer no bairro Indaiá; construção de sede para a Guarda Municipal; e reparos na guia da Rua Domingos Dezotti, com a Coronel Libertário Palumbo.

Dr. Marcelo - a possibilidade de a Latina realizar, quinzenalmente, a limpeza e roçagem do gramado e jardim do prédio da Câmara; troca da sinalização de Pare da Avenida Remolo Tonon, cruzamento com Avenida 1, para a Avenida 1, devido à falta de visibilidade de quem trafega pela Remolo Tonon; e pintura de sinalização de solo e instalação de placas indicativas de estacionamento exclusivo para deficientes e idosos, na Avenida 1 entre Ruas 5 e 6.

Willian - instalação de bancos no Velório Municipal; à Secretaria de Meio Ambiente, plantar flores no canteiro central da Avenida Padre Querino Volani e parceria com empresa especializada para recolhimento de lâmpadas fluorescentes; criação e implementação de diário oficial eletrônico no Município; e realização de casamento comunitário, este ano.

Sivaldo – a possibilidade de as creches atendam crianças a partir dos seis meses de idade; reforma no Estádio Municipal Alfredo Carandina, uso de veículo com ar condicionado para transporte de pacientes; e instalação de limitadores de velocidade na esquina da Rua 2 com Avenida 6.

Clayton – troca de placas de sinalização no Jardim Paulista; mais contêineres para depósito de lixo e instalação de suportes para lâmpadas em dois postes da Rua 4 com a Avenida 7, no Indaiá; manutenção nas grades de proteção do campo do Mineirão; pintura nos quebra-molas no Jardim Paulista; e reparo na cerca elétrica e corte de mato na UBS “Catarina Caetano Demarchi.

Alan - passarela para pedestres ligando o Residencial Ipês ao Jardim Parque Industrial; limitar estacionamento em apenas um lado da Rua Ida Lourenço Queiroz; e reforma, manutenção e conservação do Centro Cultural Isidoro Demarchi e Anfiteatro Leandro Filier Neto.

Luiz Basso – construção de calçada, de arquibancadas e reforma dos vestiários do campo de futebol do Centro de Lazer do Trabalhador Cyro Rocha; firmar convênio com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), para a instalação de um Posto Avançado de Justiça; ampliar a concessão de bolsa de estudos; instalação de aparelhos de ares condicionados nas salas do Velório; parceria com o INSS para a implantação de uma agência Prev Cidade no Município; nos eventos comemorativos ao aniversário da Cidade, trazer um time de futebol máster da Capital, para jogo amistoso contra equipe selecionada; implantação de uma casa lotérica na região do Jardim Parque Industrial; e instalar ponto de iluminação no poste já existente na Rua São Mateus esquina com a Avenida Santo Antônio.

A próxima sessão ordinária de 2021 está marcada para o dia 2 de Março, às 19 horas, no Plenário “Íria Hansen”. Os trabalhos podem ser acompanhados, ao vivo, através das páginas da Câmara no Facebook, YouTube ou pelo ícone TV Câmara, no site do legislativo, e também pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM.




Publicado em: 25 de fevereiro de 2021

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Tribunal de Contas realiza evento na Câmara

29 de abril de 2025

Pela primeira vez, o Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, organizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), acontecerá em Santa Gertrudes, na sede da Câm...

Leia Mais

Vereadores tomam posse no Parlamento

28 de abril de 2025

O presidente da Câmara, Willian José Bento (PL), tomará posse como membro da mesa diretora do Parlamento Metropolitano de Piracicaba. A cerimônia será realizada no dia 30 de abril, às 9 horas, no T...

Leia Mais

Estudantes recebem moções

25 de abril de 2025

Os alunos das escolas Emef Professora Cecy Apparecida Rocha de Aguiar e da Emeif Prefeito Antônio Filier, vencedores do concurso de redação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Viol...

Leia Mais

Recuperação Fiscal está aprovada

24 de abril de 2025

O Projeto de Lei 25/2025 (PL), que concede parcelamento e descontos de juros e multas para contribuintes em débito com a Prefeitura, foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes, durante a...

Leia Mais

A Páscoa é uma das festividades mais importantes para o cristianismo.

17 de abril de 2025

A Páscoa é uma das festividades mais importantes para o cristianismo. É uma celebração do calendário religioso cristão em memória à crucificação e à ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. A...

Leia Mais

 

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!