O Plano Diretor, onde trata do zoneamento municipal, sofreu alterações propostas no projeto de lei 28/2020, e a nova redação foi aprovada pela Câmara, durante a 21ª sessão ordinária, realizada dia 3 de Novembro. Após a mudança do perímetro urbano, através de Lei 2748, de 2019, foi necessário estabelecer o zoneamento da nova área perimetral.
A alteração do parágrafo único do artigo 1º da Lei, altera as definições de zona central, mista e zona especial, justificada pelo autor, o prefeito Rogério Pascon, como medida a preservar os cofres públicos. Em resumo, o documento altera a delimitação e descrição da zona central, da zona central com as zonas mistas I, II, III e IV (residencial e comercial), e zona mista especial (indústria e comércio). A nova redação determina, ainda, que “caberá a Secretaria de Obras, no momento da apreciação do projeto, mediante critérios técnicos, exigir a implantação de barreira vegetal, medidas de distanciamento entre os lotes e os equipamentos de tratamento de esgoto”.
Também foi aprovado, em segunda discussão, o PL, 32, que regulamenta o acesso à informação na Câmara Municipal, autoria do presidente da Casa, vereador Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB). O projeto de resolução 5/2020, desincorporando bens móveis do patrimônio da Câmara, deu entrada e será votado nas próximas sessões.
Na tribuna, o alto valor das contas de água continua em pauta. Inconformado com a falta de resposta da BRK aos seus questionamentos, Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), voltou a apresentar reclamações de consumidores pelo valor cobrado: “um senhor me procurou e mostrou a conta, mil e duzentos Reais de água, sendo que a família tem quatro pessoas e os pais trabalham fora o dia todo”, enfatizando que a família também apresentou queixa ao colega José Luis Vieira (Ratinho-MDB), que confirmou e informou: “as pessoas que se sentirem lesadas devem apresentar queixa junto a Arsesp (Agência Reguladora dos serviços de água e esgoto); várias famílias já fizeram isso e a Arsesp suspendeu o pagamento até que os fatos sejam apurados; todos têm que ligar para que a Agência possa tomar providência”.
“Nossa função é orientar a população qual caminho seguir para conseguir que seus direitos sejam garantidos; temos que nos unir e apresentar denúncia no Ministério Público, do jeito que está não dá para ficar”, desabafou Totó. O Vereador contou que algumas pessoas apresentaram queixas no escritório da BRK e o valor da conta foi retificada para baixo: “se diminuíram o preço é porque tem alguma coisa errada”; e acrescentou: “os relógios funcionam mesmo com a todas as torneiras fechadas, é preciso atitude”.
Levy Xavier Ferraz (Republicanos), também comentou que enviou vários ofícios convidando os diretores da BRK para uma reunião com os vereadores e explicar o que está acontecendo e não obteve resposta, sugerindo: “se não foi feita a leitura do relógio, não pague a conta, isso cabe ação no Ministério Público, tem que ler o hidrômetro e cobrar pelo que foi usado” e apontou que outros serviços prestados pela empresa estão insatisfatórios, citando a ligação de novas redes de água e esgoto, “quebram as calçadas e o asfalto e não arrumam ou fazem um serviço muito mal feito”.
Mudando de assunto, Totó cobrou explicações da Secretaria de Saúde sobre a demora na realização de cirurgias; ao Secretário de Obras pediu reparos no piso da Praça Tereza Buschinelli e nos bancos da Praça São José, Jardim Parque Industrial; e, mais uma vez, troca de lâmpadas queimadas.
Ratinho solicitou fiscalização e orientação aos motoristas de caminhões que permanecem parados nas avenidas Santa Izabel e Luiza H. Breda, “estão fazendo suas necessidades fisiológicas na rua, incomodando os moradores e quem passa pelo local; precisam orientar esses motoristas, que são de fora da cidade, porque a população está reclamando”; ao Secretário de Obras, o Vereador disse que moradores cobram asfaltamento na Avenida Cel. Libertário Palumbo: “sem asfalto, as bocas de lobo ficaram altas e estão sendo quebradas pelos veículos pesados, tem que reparar o asfalto onde foi feita a obra da galeria; logo, vai ter que refazer as bocas de lobo e gastar dinheiro público duas vezes para fazer o mesmo serviço”.
Levy foi mais longe a afirmou que a empresa que está construindo a galeria de águas pluviais “não tem capacidade técnica para executar o serviço”; lembrando que já denunciou a falta de o encarregado pelo serviço trabalhar sem ter o projeto em mãos e concluiu: “a obra está afundando, cedeu e rompeu equipamento da BRK, não tem planejamento, um trabalho de 30 dias e até agora não terminou”.
Finalizando, Vieira lamentou a não conclusão do asfaltamento e outras melhorias na Estrada José Horácio Pascon e o fato de não ter conseguido resolver os problemas dos moradores do bairro Santa Catarina, que sofrem com a grande quantidade de poeira e, quando chove, de lama nas ruas; disse que continuará trabalhando junto ao próximo prefeito para a implantação do projeto Praças de Alimentação, mesmo não sendo mais vereador (Ratinho não disputará as próximas eleições); pediu fiscalização para proibir veículos com som alto nas ruas; providências para solucionar a falta de medicamentos, troca de lâmpadas queimadas na Rua Ipeúna e limpeza das bocas de lobo.
A próxima sessão ordinária será dia 10 de Novembro. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana. A população pode acompanhar os trabalhos ao vivo pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 05 de novembro de 2020
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Mais uma rodada de entrega de certificados aos profissionais e estudante que se destacaram em suas funções, aconteceu no início da noite do dia 15 de setembro, no Plenário Íria Hansen, na sede da C...
Busca de verbas para entidades filantrópicas, ampliação do horário de funcionamento de farmácia, déficit de funcionários e apoio à lei contra o aborto foram alguns dos temas abordados durante a 21ª...
A sede da Câmara Municipal de Santa Gertrudes foi palco da 2ª reunião ordinária do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), realizada na manhã do dia 10 de setembro, e reuniu 90 pessoas de 17...
Na noite de segunda-feira, os vereadores se reuniram para a 20ª sessão ordinária do ano, quando foram discutidos seis projetos e apresentada moção de apoio, onde os vereadores da bancada católica,...
As emendas à Lei Orgânica, elaboradas a fim de regulamentar a execução de emendas parlamentares à Lei Orçamentária, foram aprovadas por unanimidade, durante a 19ª sessão ordinária. As proposituras...
Funcionários da Câmara participaram de um treinamento de prevenção e controle de incêndios, e sobre primeiros socorros. A capacitação foi ministrada por Israel Lucas de França – bombeiro civil e té...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados Versão: 1.0.0.8 | | Desenvolvido por: Sino Informática.