Notícias



Água: legisladores pedem explicações à BRK

Visualize fotos

Há semanas pedindo explicações à BRK Ambiental pelo aumento nas contas de águas e sem retorno, vereadores cobram que diretores venham à Câmara explicar o motivo pelo qual não está sendo feita a leitura dos hidrômetros.

A maioria dos vereadores tem recebido reclamações do alto valor das contas e da qualidade da água, que segundo eles, chega às casas escura e suja. “Mais uma vez, volto a cobrar a BRK, o problema está se agravando e peço explicações, a população está sendo assolada”, desabafou Levy Xavier Ferraz (Republicanos), explicando que há seis meses, devido a pandemia pelo novo coronavírus, a leitura dos relógios não vem sendo realizada e “depois que lê, o valor da conta dispara e sai do orçamento das famílias, o excedente não pode ser cobrado em uma única conta”. Levy afirmou que são mais de 50 reclamações por dia e orientou: “se o consumo não aumentou nem existe vazamento na residência, e mesmo assim a conta está bem acima da média, não pague, acione a BRK, eles têm de resolver”.

Isaias Lino do Couto (PSC), apontou outros problemas: “também tem reclamações de água suja; as pessoas procuram o Procon e não tem atendimento, a funcionária está em férias e não tem substituto; precisamos adotar medidas mais enérgicas contra a BRK”, disparou. Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), concordou com as denúncias dos colegas: “faz tempo que peço reunião com a BRK e não tenho resposta; nós, vereadores, temos que dar satisfação para as pessoas que nos procuram; vamos acionar a BRK judicialmente”.

Na ordem do dia da 20ª sessão ordinária, realizada dia 20 de Outubro, foi aprovado por unanimidade, em primeira discussão, o projeto de lei (PL), 32, que regulamenta e estabelece os meios, procedimentos e normas para garantir o direito das pessoas ao acesso às informações contidas na Câmara; prevê os acessos possíveis e os casos de impedimentos e sigilos; e cria o serviço de informação ao cidadão e a comissão mista de reavaliação de informações, disciplina o recebimento, o processamento, o prazo de resposta aos pedidos e demais particularidades. O documento é de autoria do presidente da Casa, vereador Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB),

Também recebeu parecer positivo a Moção de Aplausos e Reconhecimento, iniciativa de José Luis Vieira (Ratinho-MDB), homenageando a Rede Claret de Comunicação pelos 30 anos da TV Claret, fundada em 7 de Setembro de 1990.

Foram apresentadas três Indicações: Willian Bento (PTB), solicitou manutenção nos ares condicionados instalados nas recepções dos prédios da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária, e a instalação de um aparelho de refrigeração na sala de fisioterapia; e Aécio Bisesto (Paraná-PTB), pediu dedetização “em todos os bairros da Cidade”, para acabar com a grande quantidade de insetos.

Encerradas as matérias, o Presidente abriu a palavra aos vereadores inscritos. Ratinho cobrou reparo no asfalto da Rua Edivaldo Manoel dos Santos, explicando que existe um afundamento de cerca de 50 centímetros e, mesmo o bairro sendo recapeado, aquela Rua não recebeu melhorias: “peço ao Secretário de Obras que ande pelas ruas da Cidade para ver as carências”; apontou a necessidade de repintura de sinalização de solo no Jequitibás; troca de poste de madeira danificado na Rua Olavo Basso; e, mais uma vez, cobrou medidas para acabar com a poeira no bairro Santa Catarina, afirmando que algumas ruas, próximas à Igreja Católica, estão com 20 centímetros de terra. Vieira ainda indagou o Presidente sobre o recapeamento na Estrada José Horácio Pascon e foi informado por Gordinho que, infelizmente, esta semana as obras estão paradas. Isaias pediu pintura de sinalização de solo na Rua Benedicta Cabral Girnos com a Arnaldo Araujo Pinto, avisando que a orientação de Pare foi pintada na canaleta e já apagou.

Levy apresentou reclamação de munícipes sobre a falta de remédios na Rede Municipal, afirmando que não tem medicamentos de uso contínuo e é preciso ter um planejamento anual do consumo para não faltar: “o paciente fica sem remédio, passa mal e vai aos postos de saúde, além de correr risco de perder a vida, aumenta os gastos, é mais seguro e econômico oferecer o remédio”, opinou. O Vereador denunciou a falta de serviços de troca de lâmpadas, disse que não tem mais contato com a empresa responsável pelo serviço e, mesmo a população pagando taxa de iluminação, muitas ruas estão no escuro; concordou com Paraná sobre a necessidade de dedetizar as ruas que estão “infestadas de moscas e pernilongos” e pontuou: “limpeza também precisa ter um cronograma para trabalhar”; e pediu seriedade nas determinações sobre trânsito, explicando que a frota local cresceu consideravelmente e as ruas não podem ser “mão dupla de direção para atender este ou aquele morador, o trânsito tem que fluir e oferecer segurança a todos”, exemplificando que a Avenida São Paulo foi alterada para mão dupla e ficou perigoso, ocorrendo acidentes, e quer que o local retorne a ser mão única.

Totó também apresentou reclamações devido à falta de remédios: “tem que ter estoque, as pessoas doentes não podem ficar sem remédio, as mais pobres são as que mais sofrem, não sobra dinheiro, ou compra remédio ou come”. Questionou a galeria em construção no Jequitibás: “nós aprovados mais de R$ 5 milhões para a construção de galeria até a Avenida João Vitte, pelo que vi a obra parou antes, quero explicações”; e pediu para que a Elektro seja oficiada e realize a troca de todos os postes de madeira pelos de concreto; “no Bonsucesso estão reclamando que o vento está balançando os postes, precisa trocar logo e evitar acidentes, é um direito da população”, finalizou.

A próxima sessão ordinária será dia 3 de Novembro. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana. A população pode acompanhar os trabalhos ao vivo pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa         

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 22 de outubro de 2020

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara devolve duodécimo de 2025

09 de janeiro de 2026

No final do mês de dezembro, o presidente da Câmara, Willian José Bento (PL), concluiu o repasse da verba do duodécimo ao prefeito Lázaro Noé da Silva (Gino da Farmácia). O valor, R$ 570.616,78, co...

Leia Mais

Santa Gertrudes se despede de Franzini

23 de dezembro de 2025

Nota de falecimento Com profundo pesar, vereadores e funcionários da Câmara de Santa Gertrudes participam o falecimento do ex-presidente da Casa, senhor José Ricardo Franzini. Atuante, dedicado às...

Leia Mais

Últimas homenagens do ano

18 de dezembro de 2025

Os vereadores José Silvanio da Silva Lucena (Pastor Silvanio Ceará-PP), Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PP), Luiz Aparecido Basso (PL), Washington Luiz Pereira (Washington dos Vasos-PSDB), Marcos Go...

Leia Mais

Pauta zerada antes do recesso

18 de dezembro de 2025

Quarta-feira, dia 17 de dezembro, foram realizadas duas sessões extraordinárias, marcadas pelo presidente da Casa, Willian Bento (PL), para votar projetos que deram entrada na ordinária desta seman...

Leia Mais

Câmara encerra o ano legislativo

18 de dezembro de 2025

A última sessão ordinária do ano legislativo da Câmara de Santa Gertrudes aconteceu nesta segunda-feira, 15 de dezembro, quando foram aprovados todos os projetos que tramitavam pela Casa. Em seus p...

Leia Mais

 

Copyright 2026 Todos os Direitos Reservados Versão: 1.0.0.8 | | Desenvolvido por: Sino Informática.

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!