A falta de conjuntos habitacionais para atender famílias de baixa renda, os preços cobrados pela água e os loteamentos criados sem atender a lei que determina que todo novo loteamento tenha áreas sociais foram as principais cobranças dos vereadores durante a 17ª sessão ordinária, realizada dia 15 de Setembro.
Assim que o presidente da Casa, Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), abriu a palavra, José Luis Vieira (Ratinho-MDB), abordou a falta de construção de casas para famílias de baixa renda. “Há 20 anos cobro dos prefeitos empenho em construir moradias para quem precisa; agora, em período de campanha eleitoral, candidatos prometem construir, alerto as pessoas para que perguntem de onde virá o dinheiro. Acredito que nos próximos anos não será possível investir em casas populares; o próximo prefeito terá que pagar R$ 16 milhões em precatórios, de onde vai tirar dinheiro para investir?”.
Levy Xavier Ferraz (Republicanos), lembrou do Recanto Flafer: “além do projeto não sair do papel, deu prejuízo para muita gente; já apresentei requerimento solicitando ao Prefeito que peça a área de volta e não tive resposta; vamos pedir novamente e cobrar a execução de projeto e construir 100 casas”. Isaias Lino do Couto (PSC), lembrou que a demanda é grande e reivindicou ao próximo prefeito “que se empenhe para fazer casas populares com preços acessíveis; o condomínio Flafer não ia atender a classe que mais precisa, os valores eram altos”.
“O espaço parado e o povo precisando comprar uma casa e sair do aluguel que é bem caro”, reclamou Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), e contou que integrantes da Associação (que recebeu a área do recanto Flafer em doação para fazer as unidades habitacionais), afirmaram que fizeram investimentos local e para devolver querem indenização.
A BRK Ambiental voltou a ser criticada. Depois de ser alvo de muitas reclamações do vereador Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), Levy se queixou: “a BRK está deixando a desejar, seguem não fazendo a leitura do relógio e os valores da conta cada vez mais altos; na minha casa disseram que não fez porque a casa estava vazia, mentira, o visor do relógio dá para a rua; é complicado”. O Vereador reforçou cobrança para que a BRK volte a atender presencialmente, que faça acompanhamento das contas que ultrapassem o valor médio e ofereça técnicos para dar suporte ao consumidor. Totó convocou os consumidores que se sentem lesados pela BRK: “tem que entrar com uma ação no Ministério Público, fazer um abaixo-assinado para acabar com isso, as pessoas estão recebendo contas altas sem que a rotina de consumo tenha sido mudada”; cobrou que disponibilize um telefone para reclamações; e se posicionou contra a concessão.
Os novos loteamentos em implantação na Cidade foram questionados. Levy relatou que existem três novos projetos em execução, no Jardim Iporanga, Nova Santa Gertrudes e na estrada da Imperial, e que a lei de zoneamento - onde determina que os novos loteamentos têm que ter uma área para construções de interesse social - não está sendo cumprida, e a falta de “contrapartida” do empreendedor. “Além da área de interesse social ser em local inapropriado, próximo à linha do trem, sem qualquer valor comercial, o preço da tabela é exorbitante, fora da realidade local, sem acesso ao centro da Cidade, só por um pontilhão deficitário, condomínio comercial sem acesso à Rodovia, os caminhões vão passar por onde? Pela Cidade? Cadê a alça de acesso à Rodovia?, desabafou Levy, e solicitou ao Presidente da Câmara “que cobre os responsáveis e que não deixe os problemas serem transferidos para a população”. Ratinho sugeriu a elaboração de um projeto de lei, determinando que novos loteamentos necessitem de aprovação da Câmara.
Na sequência dos trabalhos, Alexandro do Iporanga indagou a data de início do recapeamento no Jardim D’Itália; Ratinho pediu fiscalização em locais com aglomeração de pessoas, relatando que mais de 400 pessoas estavam em uma praça localizado em frente à igreja; Levy denunciou que o alambrado do Espaço Ruy Raphael da Rocha está solto “onde está o setor de engenharia, o local nem foi inaugurado e já está quebrando, falta acompanhamento técnico nas obras da Cidade”, alertou.
Totó apontou a necessidade de aproveitar o período sem aulas, devido a pandemia pelo novo coronavírus, para reformar as escolas. “Peço à Secretaria de Educação, como as crianças estão sem aulas e os gastos diminuíram, use o dinheiro para reformar, dar manutenção nos prédios, quando as crianças voltarem, estará tudo em ordem”. Levy concordou com a necessidade de reparos e informou que o orçamento anual da Educação é de R$ 37 milhões.
Na pauta, três indicações foram apresentadas, todas de autoria de Isaias Lino do Couto. Realização de campanha “Setembro Amarelo” – de prevenção ao suicídio; construção de monumento na Praça da Bíblica – no formato do livro sagrado. Em parceria com Ratinho, pede reforma nos parques infantis: conserto dos brinquedos, colocação de areia nos campos, instalação de grades de proteção, lixeiras de coleta seletiva e de brinquedos adaptados.
A próxima sessão ordinária será dia 6 de Outubro. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana. A população pode acompanhar os trabalhos ao vivo pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 17 de setembro de 2020
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Mais uma rodada de entrega de certificados aos profissionais e estudante que se destacaram em suas funções, aconteceu no início da noite do dia 15 de setembro, no Plenário Íria Hansen, na sede da C...
Busca de verbas para entidades filantrópicas, ampliação do horário de funcionamento de farmácia, déficit de funcionários e apoio à lei contra o aborto foram alguns dos temas abordados durante a 21ª...
A sede da Câmara Municipal de Santa Gertrudes foi palco da 2ª reunião ordinária do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), realizada na manhã do dia 10 de setembro, e reuniu 90 pessoas de 17...
Na noite de segunda-feira, os vereadores se reuniram para a 20ª sessão ordinária do ano, quando foram discutidos seis projetos e apresentada moção de apoio, onde os vereadores da bancada católica,...
As emendas à Lei Orgânica, elaboradas a fim de regulamentar a execução de emendas parlamentares à Lei Orçamentária, foram aprovadas por unanimidade, durante a 19ª sessão ordinária. As proposituras...
Funcionários da Câmara participaram de um treinamento de prevenção e controle de incêndios, e sobre primeiros socorros. A capacitação foi ministrada por Israel Lucas de França – bombeiro civil e té...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados Versão: 1.0.0.8 | | Desenvolvido por: Sino Informática.