A obra para reparos no telhado do prédio da Câmara, prevista para acontecer ainda este ano, foi adiada pelo presidente da Casa, Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), em virtude da pandemia pelo novo coronavírus e a necessidade de disponibilizar mais verba para a área da Saúde. Outros contratos também estão sendo revistos com a finalidade de enxugar os gastos. A decisão teve respaldo dos vereadores e foi apresentada durante a 13ª sessão ordinária, realizada dia 11 de Agosto.
O telhado da sede do legislativo está com vazamentos e, quando chove, a água invade salas e outros espaços, causando transtornos. “A meta era reformar o telhado neste semestre, as necessidades são grandes para preservar o patrimônio público, mas por ora não será feita, avaliei e decidi que precisamos devolver o maior valor de dinheiro possível ao Prefeito e indicar a ele que use na Saúde, então, até a pandemia acabar a obra não será feita”, explicou. Gordinho ratificou que a pandemia pelo novo coronavírus elevou os gastos do Munícipio e é necessário injetar mais dinheiro na área da Saúde para atender à população, e frisou que os legisladores podem “pedir” ao Prefeito que use o dinheiro no setor, mas a decisão de onde aplicar a verba é do chefe do Executivo.
Mesmo apoiando a decisão do Presidente, José Luis Vieira (Ratinho-MDB), acredita que é melhor avaliar o adiamento total da obra. “Deixo minha ponderação: é preciso consultar o departamento Jurídico porque as goteiras estão danificando o prédio e isso pode configurar depredação do patrimônio público e acarretar problemas, chove mais dentro da Câmara do que fora; acredito que seria prudente eliminar as goteiras e adiar o restante dos reparos”. Gordinho informou que consultou o Jurídico antes de tomar a decisão e explicou que “herdou os problemas”, relatando que, de acordo com avaliação técnica, as telhas foram quebradas quando da instalação dos ares-condicionados.
Na “tribuna”, que devido a pandemia não é usada, os vereadores discursam de suas mesas, no microfone individual, Dr. Marcelo (Marcelo Ferreira-PL), parabenizou o colega Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), por solicitar campanha de castração de gatos e cachorros sem raça definida, explicando que uma fêmea pode gerar até 36 mil filhotes, que faz dois anos que não é realizada campanha e cobrou: “as pessoas têm que ter consciência antes de adotar um animal, tem que cuidar e não abandonar”. Dr. Marcelo informou que esteve adoentado, com febre, cumpriu isolamento, fez teste para a Covid-19 e deu negativo, e já voltou ao trabalho.
A Indicação apresentada por Alexandro do Iporanga solicita ao Executivo realizar campanha de castração e vacinação de cães e gatos, justificando que tem recebido questionamentos de donos de animais sobre a falta de campanhas. “As campanhas são importantes para atender as famílias que não têm condições de pagar pelos procedimentos e seria útil para evitar o grande crescimento de animais abandonados pelas ruas”.
Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), comentou que, mesmo durante o período de pandemia, os vereadores estão trabalhando sério, “só não podemos ir buscar recursos pessoalmente, mas estamos em contato com os deputados em reuniões on-line”, cobrando o repasse de verbas para nossa Cidade, e fiscalizando os serviços públicos. “A prova é que fui verificar as obras no Viaduto Ruy Ribeiro de Almeida e não tem espaço para passagem de cadeirantes nem carrinhos de bebês, e têm alguns postes atrapalhando a passagem, peço ao Secretário de Obras para retirar os postes”. Cobrou pintura de sinalização de solo nas ruas dos bairros Jequitibás e Jardim Paulista, construção de lombadas no Jequitibás III; voltou a denunciar a falta de remédios controlados de alto custo; e finalizou: “passamos para a fase amarela, onde a abertura de igrejas e comércio é permitida, é importante que a população possa participar dos cultos e missas, isso ajuda a passarmos por este momento difícil”.
Willian Bento (PTB), sugeriu ao Presidente que a devolução de parte do duodécimo à Prefeitura, que acontece em Dezembro, seja antecipada, “para que seja utilizada na realização de exames e compra de medicamentos; quando se fala em Saúde, o momento é agora, fica minha sugestão”. Willian indagou sobre o andamento da reforma do antigo prédio da Casa da Agricultura, que será a sede do Pelotão da Polícia Militar: “o ano está quase acabando e como trabalhamos bastante para conseguir o prédio, seria importante entregar a obra o mais rápido possível”.
Ratinho, que na sessão anterior apontou o mesmo problema no Viaduto, disse que foi verificar e que o espaço é suficiente para a travessia com cadeira de rodas, mas concordou na retirada dos postes. O Vereador prosseguiu solicitando construção de lombada na Rua Mário Velo, altura do número 620; troca de lâmpadas queimadas, informando que tem recebido muitas reclamações pela demora pelo serviço; não deixou de cobrar a implantação do projeto Praças de Alimentação; recapeamento na Estrada José Horácio Pascon; limpeza e corte de mato nas laterais da SP 316 (Rodovia Constante Peruche); reivindicou solução para água empoçada na passarela que dá acesso à Rua Orlando Pereira; e informou que empresa Rumo fará a troca da estrutura e elevação da passagem no Viaduto Remolo Tonon.
Os vereadores Aécio Bisesto (Paraná-PTB), e Levy Xavier Ferraz (Republicanos), não participaram da sessão. Levy está cumprindo quarentena por suspeita de Covid, e Paraná em isolamento domiciliar por fazer parte do grupo de alto risco.
Com a mudança de Santa Gertrudes para a Fase 3 – Amarela, do Plano São Paulo, de retomada da economia devido à pandemia, a população pode acompanhar as sessões ordinárias do Plenário, seguindo regras de distanciamento social e uso obrigatório de máscara. A próxima sessão ordinária será dia 18 de Agosto. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana. A população pode acompanhar os trabalhos ao vivo pela TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 13 de agosto de 2020
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Mais uma rodada de entrega de certificados aos profissionais e estudante que se destacaram em suas funções, aconteceu no início da noite do dia 15 de setembro, no Plenário Íria Hansen, na sede da C...
Busca de verbas para entidades filantrópicas, ampliação do horário de funcionamento de farmácia, déficit de funcionários e apoio à lei contra o aborto foram alguns dos temas abordados durante a 21ª...
A sede da Câmara Municipal de Santa Gertrudes foi palco da 2ª reunião ordinária do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), realizada na manhã do dia 10 de setembro, e reuniu 90 pessoas de 17...
Na noite de segunda-feira, os vereadores se reuniram para a 20ª sessão ordinária do ano, quando foram discutidos seis projetos e apresentada moção de apoio, onde os vereadores da bancada católica,...
As emendas à Lei Orgânica, elaboradas a fim de regulamentar a execução de emendas parlamentares à Lei Orçamentária, foram aprovadas por unanimidade, durante a 19ª sessão ordinária. As proposituras...
Funcionários da Câmara participaram de um treinamento de prevenção e controle de incêndios, e sobre primeiros socorros. A capacitação foi ministrada por Israel Lucas de França – bombeiro civil e té...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados Versão: 1.0.0.8 | | Desenvolvido por: Sino Informática.