As consequências aos pequenos comerciantes do Município, devido às restrições a abertura do comércio, foram discutidas durante a 7ª sessão ordinária, realizada dia 7 de Abril. Com a proibição, os vereadores temem pelo fechamento das lojas e o aumento do desemprego, mas por outro lado, também estão preocupados com a possibilidade da disseminação do novo coronavírus. Alguns acreditam que abrir, seguindo as medidas de proteção, principalmente limitando o acesso de clientes nos estabelecimentos, seria uma solução.
Outras solicitações, visando minimizar os efeitos da pandemia, foram apresentadas. Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), lembrou que as crianças recebem alimentação nas creches e escolas e, como as aulas estão paralisadas, famílias estão com dificuldades, solicitando ao Executivo que crie um auxílio para compra de alimentos - pedido em parceria com Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC) e Isaias Lino do Couto (PSC).
“A situação do País e do mundo devido a pandemia pelo novo coronavírus é triste, lamentável”, classificou Willian Bento (PTB), relatando estar preocupado com a recessão, já que muitas empresas estão paralisadas o que deverá gerar mais cortes de vagas de trabalho. “Mesmo sabendo dos gastos extras com as medidas adotadas na prevenção a Covid-19, peço ao Prefeito aumentar a verba para o Fundo Social de Solidariedade; muitos dos desempregados necessitarão de ajuda, de cestas básicas, leite para as crianças, e precisarão de atendimento rápido; e oferecer álcool gel e máscaras aos mais vulneráveis”, justificou. Willian também sugeriu ao Prefeito firmar convênio com o Senai, que oferece um Programa de conserto gratuito de respiradores artificiais.
Alexandro do Iporanga relatou reclamações de comerciantes impedidos de trabalhar. “Sei que muitos acharão errado, mas estou acompanhando o desespero dos pequenos comerciantes, muitos vão fechar as portas, as contas estão chegando e eles não podem vender e quem comprou a prazo não pode ir pagar as parcelas; acredito que o Governador do Estado foi precipitado em fechar tudo, não podemos comparar o fluxo de pessoas que circula na Capital com o das pequenas cidades”, explicou, sugerindo que o comércio funcione com regras de higiene e controlando o acesso. “Concordo com o presidente Bolsonaro, no final disto tudo, teremos muito mais CNPJ falido do que CPF cancelado [se referindo as empresas fechadas e número de mortos pela Covid-19]; não pensem que não estou preocupado com a saúde da população, estou muito preocupado, é preciso preservar a vida e para isso, temos que tomar cuidado, nos proteger, mas continuar trabalhando, falo em nome dos pequenos comerciantes que vão falir”.
O assunto repercutiu. Levy Xavier Ferraz (Republicanos), concordou: “as lojas pequenas têm fluxo baixo, entra um cliente a cada hora, os grandes estão abertos e entra um monte de gente, não pode ser radical e prejudicar os pequenos, tem que ter um protocolo e tomar os cuidados devidos”, e sugeriu pedir ao Prefeito flexibilizar a abertura das lojas; a mesma opinião de Aécio Bisesto (Paraná-PTB). “Eu acho que o Prefeito não pode agir diferente das determinações do Governo Estadual, não sei se tem autonomia”, posicionou-se Isaias. Dr. Marcelo (Marcelo Ferreira-PSD), sugeriu ir direto do Presidente da República solicitar mudanças nas regras para abertura do comércio.
O Vereador e médico acredita que existe uma “queda de braço” entre o Presidente da República e o Governador do Estado e que estão usando o momento para fazer política, o que repudia. “O Bolsonaro é rude, bruto, fala o que vem na boca, mas é o jeito dele, como de muitos militares, acredito que seu posicionamento em relação ao afastamento social foi errado, menosprezou como fez o primeiro ministro do Reino Unido, que agora está hospitalizado”, avaliou, “acredito que teremos mais gente com fome do que com o coronavírus; eu, como sou grupo de alto risco, estou me preservando, trabalhando a distância, orientando, direcionando, mas queria mesmo era estar na linha de frente”, afirmou.
O presidente da Casa, Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), esclareceu que conversou sobre o assunto e o prefeito Rogério Pascon declarou que seguirá as determinações do Governo do Estado. “Entendo as dificuldades dos comerciantes, cerâmicas também estão paradas, mas como o Prefeito vai ser contra o decreto do Governador? E se alguém aqui na Cidade morre, é muito complicado; tenho certeza que vamos superar mais esta crise”, pontuou. Gordinho afirmou que a Câmara está cortando gastos, trabalhando com o mínimo possível, cooperando com o momento de crise: “o impacto da crise no orçamento será grande, só de impostos sobre o gás deve deixar de arrecadar cerca de R$ 7 milhões, por isso, cortamos as despesas, o Governo tem que achar um meio termo e parar com briga política”, concluiu.
Isaias cobrou dos idosos que fiquem em suas casas: “tem muitos idosos na rua, recomendo, não saiam, são grupo de risco, fiquem seguros dentro de suas casas” e parabenizou os funcionários da Saúde “que trabalham dia e noite cuidando da população, peço aos governantes que valorizem esta classe profissional”. José Luis Vieira (Ratinho-MDB), disse ao colega Alexandro que concorda com a preocupação em relação aos comerciantes, mas discorda da opinião do Presidente da República: “concordo com o Governador e com o Mandetta [ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta], estão seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde, se não tivesse isolamento social em São Paulo, o número de casos seria muito grande, se chegar às favelas mata 150 mil pessoas”. Ratinho concluiu afirmando que o isolamento é primordial.
Dr. Marcelo enfatizou que o Ministro fala em isolamento social, e só; “Santa Gertrudes é um córrego se comparada as capitais; somos pulmão do país, produzimos em larga escala, se todo mundo se isolar, se o pessoal do campo parar, vai impedir a produção? Em São Paulo as pessoas podem trabalhar de casa, fazer reuniões, tomar decisões, mas a produção tem que seguir; o ministro Mandetta está conduzindo bem a situação, formou uma boa equipe”, avaliou. O Vereador e médico recomentou: “evite sair, se precisar use e higienize bem a máscara, lave sempre as mãos, cuidado com a ida ao mercado, mantenha distância de outras pessoas, lave os produtos empacotados quando chegar em casa; contato pessoal é proibido”.
O Presidente da Câmara alertou a população para seguir as orientações de cuidados aconselhadas pelo dr. Marcelo, e convocou os vereadores para estarem unidos para tomar as decisões necessárias neste período de pandemia; alertando que a crise ainda não começou, o período difícil está no início; mas acredita que será superado. Encerrando, informou que, seguindo as determinações do Governo de São Paulo, as sessões ordinárias estão suspensas até novas orientações. As matérias urgentes serão analisadas e votadas em sessões extraordinárias.
Durante os trabalhos foram apresentadas as Indicações: Isaias solicita operação tapa buracos na Avenida Benedita Arthur, construção de faixa de pedestre elevada na Avenida Prefeito Coronel Libertário Palumbo e instalação de brinquedos adaptados nos parques infantis. Totó reivindica a construção de gavetas nos muros laterais do Cemitério Municipal e, ainda, aos ceramistas ou a Aspacer - entidade que representa os empresários, que comprem uma área e doem ao Município para a construção de um novo cemitério, já que o atual está com sua capacidade quase que totalmente utilizada: “peço aos ceramistas que doem um ou dois alqueires de terra para que, no futuro, tenhamos onde enterrar nossos entes queridos; o Município tem programa de redução de impostos para quem investe e poderiam ser beneficiados também”, argumentou o Vereador.
Willian quer paisagismo no canteiro central da Avenida Padre Querino Volani, incluir o Parque Ruy Raphael da Rocha no programa de revitalização e a construção de quadra de basquete ao ar livre no espaço de lazer; Ratinho pediu construção de lombadas na Rua Santa Izabel (em frente à Igreja Tabernáculo), instalação de mais contêineres e manutenção dos existentes; Paraná pede a construção de Unidade Básica de Saúde para atender os moradores do Santa Catarina e Santa Gertrudes I e II e passarela de pedestres na Rodovia Constante Peruche – em frente ao Jardim Ipês.
A sessão desta semana foi fechada ao público externo e seguindo regras, como o distanciamento das cadeiras entre os vereadores e o uso do microfone individual de cada mesa, por isso, a tribuna não foi utilizada.
Sessão extraordinária
Na manhã do dia 8 de Abril, foi realizada uma sessão extraordinária para votação do Projeto de Lei 16/2020, da Mesa Diretora da Câmara, que define o reajuste salarial anual dos servidores do legislativo. O índice de 3,09%, o mesmo decretado pelo Executivo aos funcionários da Prefeitura, foi aprovado por unanimidade dos presentes, em votação única. O vice-presidente, José Luis Vieira presidiu os trabalhos e contou com a presença dos vereadores: Alexandro do Iporanga, Paraná, Isaias Couto, Levy Xavier, Totó e Willian Bento.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 09 de abril de 2020
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Willian Bento - presidente da Câmara; o vice-presidente - Luiz Basso (PL), e o vereador Marcos Gomes de Oliveira (Marcos do Gás), todos os PL, participaram de reunião do Parlamento Metropolitano de...
Atendendo convite, vereadores visitaram as instalações do Centro Cerâmico do Brasil (CCB), dia 2 de julho. A entidade privada, sediada há 25 anos em Santa Gertrudes, reúne empresas do setor cerâmic...
O Dia do Pastor foi festejado durante sessão solene realizada na noite do dia 27 de junho, no Plenário Íria Hansen, na sede da Câmara, evento realizado em parceria com o Conselho de Pastores de San...
Seguindo o objetivo de trazer verbas a Santa Gertrudes, principalmente para o setor esportivo, e trocar experiências, o vereador Luiz Guilherme Paiuta Miranda (Cassapinha-PL), esteve em Piracicaba-...
O projeto de lei que define as ações do Executivo para o próximo ano foi aprovado em duas sessões realizadas na noite do dia 16 de junho, juntamente com os documentos que oficializam o Pedala Santa...
Vereadores e equipe da BRK Ambiental se reuniram na sede da Câmara para discutir ações visando a melhoria dos serviços da Concessionária dos Serviços de Água e Esgoto, como: disponibilizar meios de...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados Versão: 1.0.0.8 | | Desenvolvido por: Sino Informática.
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!