Notícias



Retomadas vendas do Condomínio Flafer

Visualize fotos

A reunião realizada na sede da Câmara, na manhã do dia 10 de Março, onde os vereadores receberam informações sobre o andamento das obras do Condomínio Residencial José Flávio Ferreira, repercutiu durante a 5ª sessão ordinária, realizada na mesma data. Segundo o engenheiro José Luiz – diretor da Torres Engenharia, construtora do empreendimento, as obras não tiveram início devido a não liberação da verba dos subsídios pelo Governo Federal.

O Engenheiro afirmou que após várias tentativas, os recursos foram liberados e os interessados devem procurar a Secretaria de Habitação o mais rápido possível, levando documentos recentes para atualizar as solicitações de financiamento, já que o prazo é de 60 dias. Inicialmente, explicou o Diretor da construtora, serão comercializados os 192 apartamentos do primeiro bloco, do total 384 unidades habitacionais. Estiveram na reunião, além José Luiz, representantes da Caixa: Cristina Angélica Ohofugi – gerente regional e habitação e construção civil, e Rosana Cattai – gerente geral da agência local, e o secretário de Habitação, Paulo Zemuner.

O presidente da Casa, Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), em acordo com todos os legisladores, comunicou que, se as obras não começarem até o mês de Maio, a Câmara buscará formas legais para que o terreno, doado pelo Município, seja devolvido, e alertou: “é preciso correr contra o tempo, finalizar os contratos antes que o Governo feche a verba novamente”. Levy Xavier Ferraz (Republicanos), enfatizou: “como a área do Recanto Flafer foi doada, queremos que o condomínio atenda moradores de Santa Gertrudes, é uma oportunidade única para o munícipe sair do aluguel”. José Luis Vieira (Ratinho-MDB), ratificou: “vamos aguardar até Maio para quer tudo que foi falado na reunião seja cumprido”.

Outra informação aguardada é o recapeamento da Estrada José H. Pascon. Segundo Ratinho, o Prefeito avisou que realizará obras em 200 metros da via, parte mais prejudicada; Gordinho explicou que os empresários estão dispostos a colaborar, asfaltando 1,6 km.

O coronavírus também foi pauta. Dr. Marcelo (Marcelo Ferreira-PSD), orientou a população com relação ao Covid-19, afirmando que não existem casos confirmados em Santa Gertrudes, nem na região. “Os sintomas são parecidos com os da gripe, só que pode evoluir mal, principalmente em idosos e crianças, pessoas debilitadas são mais preocupantes; como não existe vacina, este vírus ainda é desconhecido, é importante tomar alguns cuidados básicos de higiene”, orientou lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, principalmente, antes de sair de casa e quando voltar; evitar contato físico, locais com aglomeração de pessoas – já que o contágio é por via aérea, explicou que o uso de máscara não protege contra o vírus e, se estiver gripado, usar máscara para proteger as demais pessoas. Dr. Marcelo chamou a comunidade para participar da campanha de arrecadação de tampinhas plásticas, que serão enviadas à Rede do Câncer. Quem quiser participar pode deixar as tampinhas na sede da Câmara.

Outros assuntos apresentados na tribuna: Levy explicou o teor do projeto de lei 15/2020, apresentado por ele e outros vereadores, que altera a lei 2737, em seu 8º artigo.  Segundo o Vereador, para evitar onerar os cofres públicos, o funcionário efetivo há mais de cinco anos, que ocupar cargo com remuneração acima do qual ele foi admitido, incorporará um décimo dessa diferença, a cada cinco anos de efetivo exercício, até o limite de 10 décimos. Anteriormente, incorporava um décimo por ano. O documento foi encaminhado às Comissões e Jurídico.

“Tenho recebido reclamações sobre uma triste situação: o aumento na quantidade de jovens envolvidos com drogas”, afirmou Levy, solicitando à Guarda e Polícia Militar que realize rondas noturnas para inibir o uso de entorpecentes. Isaias Lino do Couto (PSC), sugeriu acionar também os órgão sociais e a criação de programa intensivo de combate à drogas. Os dois vereadores exaltaram o trabalho da GM Tereza na prevenção e cobram apoio do Executivo. Dr. Marcelo citou o programa aplicado em Araras, onde o aluno permanece na escola em período integral e participa de ações esportivas, sociais e culturais no período em que não está em sala de aula. Levy lamentou a falta de verba para a Secretaria de Esportes desenvolver projetos com jovens e crianças.

O vereador Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), iniciou agradecendo solicitações atendidas: ao Prefeito por liberar três cirurgias para uma senhora que aguardava há seis anos, e ao Moises por resolver a falta de transporte escolar para aluna moradora na área rural. Totó prosseguiu cobrando mais vagas em creches e triagem até que toda a demanda seja acolhida, e atender as mães que trabalham fora; encaminhamento para paciente que necessita de cirurgia de tórax; e recapeamento nos bairros Jequitibás 1, 2 e 3. O Vereador pediu solução para a piscina municipal que esta desativada: “falta lazer para nossos jovens e a piscina está sem uso, servindo de criadouro para o mosquito da dengue; peço ao Prefeito que faça uma parceria para reformar o espaço e as pessoas poderem usar”; indagou sobre o motivo de a Prefeitura não autorizar a instalação de um circo no Jardim Paulista, lamentando que artistas que prestam serviço voluntário não tenham permissão de trabalhar na Cidade. Finalizando, explicou sobre sua fala na sessão anterior: “não sou contra os peixes, mas gastar quase 13 mil Reais para comprar peixe e não ter remédio na farmácia eu não concordo”.

Willian Bento (PTB), reforçou indicação onde pede à Elektro que tome providências urgentes e repare a iluminação na Avenida 15, Jardim Faxina, que está sem luz há 45 dias, “a princípio, o motivo é o rompimento do cabo, a fiação se rompeu e não resolvem, a população paga a taxa de iluminação e está no escuro, isso gera insegurança”, afirmou. Willian também comentou que o colega Ratinho foi feliz no pedido de instalação de passarela na Rodovia Constante Peruchi, próximo à Cerâmica Almeida, foi atendido, “mas também é preciso fazer o calçamento e oferecer segurança a quem acessa a via de passagem”.

Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), disse que usa a tribuna para defender a população em suas necessidades e cobrou corte de mato na lateral da linha férrea no bairro Indaiá e nas dependências do Cemitério Municipal; troca de lâmpadas queimadas no Jardim Iporanga e no Centro, afirmando que foram trocadas há pouco tempo e já queimaram; cobertura da quadra de esportes da Escola Lígia Buschinelli; reclamou da grande quantidade de baratas “grandes e voadoras” e solicitou dedetização em toda Cidade, lembrando que antigamente o “serviço era feito com fumacê e matava todos os insetos, hoje parece que o veneno é fraco e não mata nada”. Alexandro ratificou a indicação 48, onde pleiteia a instalação de um toldo novo na entrada do pronto atendimento do Hospital Municipal: “os pacientes desembarcam debaixo de chuva ou até mesmo tomam chuva numa possível transferência hospitalar para outra cidade”. Isaias ressaltou a necessidade de integrar a sala de raio X ao prédio do Hospital, além de ampliar o horário de atendimento para realização do exame. Dr. Marcelo disse que o ideal seria juntar os dois prédios, ampliando a área útil do Hospital, “é um sonho”. Alexandro ainda solicitou a compra de novas cadeiras de rodas para atender aos pacientes.

Isaias apontou obras realizadas pela Prefeitura a seu pedido: reforma na UBS João Buschinelli e a construção da uma Unidade no Jardim Bonsucesso, mas disse que o fluxo no Bonsucesso já está grande com necessidade de contratar mais um médico. O Vereador contou que também conversou com o Prefeito sobre a possibilidade de reformar o prédio onde funcionou a Ação Social e a obra será realizada, podendo acomodar alguns departamentos, oferecer acessibilidade a todos e reduzir gastos com aluguel. Isaias informou duas emendas conquistadas pela bancada do PSC: verba para compra de medicamentos – enviada pela deputada Marta Costa e uma ambulância – deputado Paulo Freire. Finalizando, quer a construção de calçamento na Avenida João Vitte para que seja utilizada também por quem faz caminhadas.

Ratinho disse que buscará emenda para comprar um raio X móvel e, assim, atender aos pacientes internados sem precisar removê-los até a sala onde fica a aparelho; afirmou que o Viaduto Ruy Ribeiro de Almeida é a prova da falta de acessibilidade do Município; pediu corte de mato na Rua 13; ratificou a necessidade de dedetização, e cobrou dos responsáveis que notifique os proprietários para limparem os terrenos e construir calçadas; informou que a Latina será responsável pelo serviço de cata-treco e comemorou: “coisas boas estão chegando, muitas obras importantes estão a caminho”.

Deram entrada e foram aprovadas seis moções homenageando: Sidnei Eliel dos Santos Lima, José Roberto Litoldo, Dirceu Ap. Fassis, Régis Luciano Cicagna (autoria de Alexandro do Iporanga); Julian Legatzi (de Isaias), e Aguinaldo Rodrigues Vaz e Dionete Vaz (apresentadas por Ratinho). Também foi aprovado o requerimento 8, de Isiias Couto, indagando se o Município está cadastrado no Fundo de Investimentos em Infraestrutura, do Governo do Estado.

A próxima sessão ordinária será dia 17 de Março. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa                

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 12 de março de 2020

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Legislativo e Executivo discutem ações

30 de julho de 2025

Vereadores receberam o prefeito Lázaro Noé da Silva (Gino da Farmácia); o vice-prefeito Antonio Carlos Candido (Gordinho); e o secretário de Obras, Frederico Luiz Barreiro, para uma reunião de trab...

Leia Mais

Passo decisivo para construção de casas populares

30 de julho de 2025

Deu entrada na Câmara nesta segunda-feira, dia 28 de agosto, o projeto de autoria do Prefeito, solicitando autorização do Legislativo para doar área visando a construção de unidades habitacionais p...

Leia Mais

Projetos propõem mais de R$ 5.4 mi no orçamento

23 de julho de 2025

Na segunda-feira desta semana, dia 21 de julho, foi realizada a sexta sessão extraordinária do ano, convocada pelo presidente da Câmara, Willian José Bento (PL), com objetivo de dar entrada a proje...

Leia Mais

Willian, Basso e Marcos na reunião do PMP

10 de julho de 2025

Willian Bento - presidente da Câmara; o vice-presidente - Luiz Basso (PL), e o vereador Marcos Gomes de Oliveira (Marcos do Gás), todos os PL, participaram de reunião do Parlamento Metropolitano de...

Leia Mais

Vereadores visitam o CCB

07 de julho de 2025

Atendendo convite, vereadores visitaram as instalações do Centro Cerâmico do Brasil (CCB), dia 2 de julho. A entidade privada, sediada há 25 anos em Santa Gertrudes, reúne empresas do setor cerâmic...

Leia Mais

Sessão em homenagem ao Dia do Pastor

02 de julho de 2025

O Dia do Pastor foi festejado durante sessão solene realizada na noite do dia 27 de junho, no Plenário Íria Hansen, na sede da Câmara, evento realizado em parceria com o Conselho de Pastores de San...

Leia Mais

 

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados Versão: 1.0.0.8 | | Desenvolvido por: Sino Informática.

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!