Conscientes da importância em preservar o meio ambiente, vereadores do Parlamento Jovem (PJ), participaram de ação de plantio de mudas em torno do Lago dos Jequitibas. A medida, além de sensibilizar a população sobre a importância em manter a vegetação, também é uma forma de incentivar a comunidade a plantar árvores como forma de diminuir a poluição. O tema foi uma dos mais debatidos durante as reuniões dos vereadores e o assunto pauta de várias proposituras, principalmente a necessidade de arborização da Cidade.
As árvores são indispensáveis na natureza, elas auxiliam na purificação e umidade do ar, agindo como sequestradoras de CO2 (dióxido de carbono, conhecido como gás carbônico), capturando gases tóxicos e devolvendo oxigênio para a atmosfera. Além disso, as árvores trazem outros benefícios para vários ecossistemas e espaços públicos, entre eles: evitam a erosão e abastecem os lençóis freáticos.
A ação ocorrida no dia 7 de Janeiro envolveu os vereadores do Parlamento Jovem, o vereador Willian Bento, coordenador do Projeto, e teve apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do secretário Clóvis Bitencourt e do diretor da pasta, Dinael Eduardo Mariano.
O PJ 2019 tem como integrantes: Richard Rodrigues Pereira e Bianca dos Reis Bitencourt (Emef “Cecy Apparecida Rocha Aguiar”); Kaique Rafael da Silva, Yngrid Vitória Dias e Rebeca Vitória da Silva (Emef “João Rufino”); Luana de Oliveira e Yan Victor Louback (Emef “Profª Nilva de Lourdes Rocha Oliveira”); e, Ana Julia Ceregatto e Vitor Andrade Sant´Anna ( Emef “Edna Teresa Fiório”).
Confira cinco motivos para aderir ao plantio de árvores
1. Aquecimento global: Uma árvore pode durar aproximadamente 4.800 anos e em apenas em um ano, inala em média 12 kg de CO2 e exala oxigênio suficiente para uma família de quatro pessoas, durante 12 meses. O plantio de árvores é uma das principais recomendações de especialistas para combater o aquecimento global. Elas “sequestram” o CO2 e refrescam a atmosfera.
2. Desertificação: As árvores estabilizam o solo nas zonas áridas e podem evitar que o vento leve embora a camada superior com nutrientes, prevenindo a desertificação.
3. Água: Regiões desmatadas não conseguem absorver nem 10% da água da chuva, enquanto uma árvore adulta pode absorver até 250 litros de água, evitando que enchentes ocorram. Além disso, as raízes reforçam os solos e as folhas dispersam o fluxo da água. Um ambiente florestado faz com que a chuva não caia torrencialmente, assim a água penetra no solo e abastece rios e córregos.
4. Comunidades: As árvores e outras formas de vegetação protegem e dão força à vida comunitária. Elas fornecem produtos comerciais, alimento, fibras, resinas e frutos e garantem a vida de milhares de agricultores em suas comunidades.
5. Qualidade de vida: Elas também garantem a descontaminação da atmosfera, nutrição para plantações e oferecem sombra. Considere que muitas cidades recebem indicações de “melhor lugar para se viver” devido à grande quantidade de ruas e locais arborizados.
As dicas são da GreenClick, empresa especializada na compensação das emissões de carbono de websites.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 24 de janeiro de 2020
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Mais uma rodada de entrega de certificados aos profissionais e estudante que se destacaram em suas funções, aconteceu no início da noite do dia 15 de setembro, no Plenário Íria Hansen, na sede da C...
Busca de verbas para entidades filantrópicas, ampliação do horário de funcionamento de farmácia, déficit de funcionários e apoio à lei contra o aborto foram alguns dos temas abordados durante a 21ª...
A sede da Câmara Municipal de Santa Gertrudes foi palco da 2ª reunião ordinária do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), realizada na manhã do dia 10 de setembro, e reuniu 90 pessoas de 17...
Na noite de segunda-feira, os vereadores se reuniram para a 20ª sessão ordinária do ano, quando foram discutidos seis projetos e apresentada moção de apoio, onde os vereadores da bancada católica,...
As emendas à Lei Orgânica, elaboradas a fim de regulamentar a execução de emendas parlamentares à Lei Orçamentária, foram aprovadas por unanimidade, durante a 19ª sessão ordinária. As proposituras...
Funcionários da Câmara participaram de um treinamento de prevenção e controle de incêndios, e sobre primeiros socorros. A capacitação foi ministrada por Israel Lucas de França – bombeiro civil e té...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados Versão: 1.0.0.8 | | Desenvolvido por: Sino Informática.