Por seis votos favoráveis e dois contrários - o vereador Isaias Lino do Couto (PSC), não compareceu devido a problema de saúde -, foi aprovado, em primeira votação, o projeto de lei (PL) 46, do Executivo, que amplia o perímetro urbano do Município, na Zona Sudoeste. Para se tornar lei, o documento ainda terá que passar por mais uma votação. Devido a polêmica que o tema causou, pela área ser próxima à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), de onde exala mau cheiro, o que causaria transtornos a possíveis moradores, o presidente da Casa, vereador Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), deixou claro que o projeto aprovado se refere somente a ampliação do perímetro urbano e, inicialmente, não à construção de conjunto habitacional no local.
“Respeito a opinião de todos, mas sou favorável ao crescimento da Cidade e este projeto proporcionará aumento de renda para o Município; a criação de um distrito industrial, por exemplo, atrairá nova empresas, gerando empregos”, afirmou. Gordinho também disse que o empreendedor informou que será aberta uma nova via, criando opção de rota para veículos pesados, que “desafogará” a Estrada Horácio Pascon, apesar de concordar que é preciso criar um novo plano diretor organizando o crescimento do Município.
Dr. Marcelo (Marcelo Ferreira-PSD), apresentou emenda ao PL, obrigando o loteador a destinar uma área verde de 500 metros entre a ETE e o loteamento. “Eu estava em dúvida sobre aprovar o projeto pela proximidade com a ETE e, após estudar e concluir que é interessante pela possibilidade de geração de empregos e renda, me veio a ideia de filtrar o mau cheiro com o anteparo verde”, explicou, após votar a favor.
Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), pediu vistas ao PL, que foi reprovada. “Gostaria de estudar mais para ter certeza de meu voto e mais tarde não prejudicar a população; temos que pensar bem antes de votar; quando tenho certeza que um projeto é para o bom de todos, sempre aprovo”, explicou Totó, que votou negativamente e, com a aprovação, desejou: “tomara que eu esteja enganado e que minhas dúvidas não se concretizem”.
Levy Xavier Ferraz (Republicanos), foi o segundo voto contrário, também pela proximidade da ETE, apontando que dentro de uns 10 anos, a Estação não comportará a demanda “e lá é o local ideal, tem espaço para a ampliação; como fazer um empreendimento ao lado da lagoa de tratamento?”, indagou. O Vereador enfatizou que Santa Gertrudes tem perímetro urbano suficiente para atender as necessidades pelos próximos 50 anos. “Vamos elaborar um novo plano diretor para arrumar a Cidade, está uma bagunça”, pontuando que o local fica 10 quilômetros do centro da Cidade e que necessitará de gastos com infraestrutura e locomoção da população.
Apresentando votos a favor da aprovação, Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), justificou pelos melhorias que o loteamento trará: “vai construir uma marginal e tirar os caminhões da Cidade, futuramente também um centro de compras, aumentar a arrecadação de IPTU, vai trazer progresso”; Willian Bento (PTB), afirmou que hoje, a área de 85 alqueires não gera renda para o Município, “pode construir um distrito industrial, áreas comerciais que vão atrair emprego e renda”. Aécio Bisesto (Paraná-PTB), concordou que a mudança na área irá gerar empregos; José Luis Vieira (Ratinho-MDB), também pontua a geração de renda, com a vinda de novas empresas, como ponto positivo: “estamos dando um cheque em branco para o Prefeito, depois vamos cobrar escolas, áreas de esportes e lazer, entre outras melhorias”.
O teor do PL 46 é justificado pelo autor, como “ferramenta importante para o planejamento urbano e o desenvolvimento sustentável” e explica: “pretendemos atrair novos investimentos em empreendimentos imobiliários e industriais, atraindo renda e emprego” e que “a área não é contígua à ETE” sendo que “a área vizinha à Estação já integra o perímetro urbano”.
Na 27ª sessão ordinária, realizada dia 19 de Novembro, ainda foram aprovados, em primeira discussão, o PL 33, do Executivo, que institui o Código Tributário; e o PL Complementar 45, autoria de Levy Xavier, alterando a Lei 1629, que disciplina o parcelamento do solo urbano, determinando que 6% do espaço em novos loteamentos de interesse social, sejam destinados a habitações populares.
Dois requerimentos também receberam aval, o 37, de José Luis Vieira, cobrando reforma no Terminal de Passageiros “José Giacomini”: telhado, piso, sanitários e pintura; e o 38, apresentado pelo Presidente da Casa, solicitando autorização para outorgar a Comenda “Emília Valsechi Valdanha” aos senhores Santo Dezotti, Dionísio Natalino Valdanha e Antônio Marcos Garcia. A sessão solene de homenagens está marcada para 28 de Novembro.
Na pauta, a indicação 231, de Willian Bento, pede ao Prefeito, destinar subvenção ao Instituto Muito Mais Vida, pelo “trabalho grandioso que vem realizando para a comunidade local, oferecendo aulas de música, inglês, reforço escolar, além de atividades esportivas”.
A próxima sessão ordinária será dia 3 de Dezembro. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 21 de novembro de 2019
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Vereadores receberam o prefeito Lázaro Noé da Silva (Gino da Farmácia); o vice-prefeito Antonio Carlos Candido (Gordinho); e o secretário de Obras, Frederico Luiz Barreiro, para uma reunião de trab...
Deu entrada na Câmara nesta segunda-feira, dia 28 de agosto, o projeto de autoria do Prefeito, solicitando autorização do Legislativo para doar área visando a construção de unidades habitacionais p...
Na segunda-feira desta semana, dia 21 de julho, foi realizada a sexta sessão extraordinária do ano, convocada pelo presidente da Câmara, Willian José Bento (PL), com objetivo de dar entrada a proje...
Willian Bento - presidente da Câmara; o vice-presidente - Luiz Basso (PL), e o vereador Marcos Gomes de Oliveira (Marcos do Gás), todos os PL, participaram de reunião do Parlamento Metropolitano de...
Atendendo convite, vereadores visitaram as instalações do Centro Cerâmico do Brasil (CCB), dia 2 de julho. A entidade privada, sediada há 25 anos em Santa Gertrudes, reúne empresas do setor cerâmic...
O Dia do Pastor foi festejado durante sessão solene realizada na noite do dia 27 de junho, no Plenário Íria Hansen, na sede da Câmara, evento realizado em parceria com o Conselho de Pastores de San...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados Versão: 1.0.0.8 | | Desenvolvido por: Sino Informática.