A Câmara Municipal de Santa Gertrudes completa 70 anos no dia 6 de abril. Fundada em 1949, foram muitas conquistas ao longo das 17ª legislaturas parlamentares. Há pouco mais de dois anos funciona em prédio novo, projetado para atender as necessidades dos legisladores, funcionários e ao atendimento à população.
Atualmente, é presidida pelo vereador Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), eleito em dezembro de 2018 para o biênio 2019-2020. “É uma satisfação enorme participar do legislativo gertrudense e estar à frente nesta data tão significativa. São 70 anos defendendo a bandeira de Santa Gertrudes; e, como disse desde o primeiro dia do meu primeiro mandato, é uma honra representar o povo desta Cidade, honesto, trabalhador e hospitaleiro, e continuarei trabalhando com honestidade e determinação para o bem estar da população e o crescimento de Santa Gertrudes, principalmente, um crescimento sustentável”, comentou Gordinho, parabenizando os que fizeram e fazem do legislativo a verdadeira “Casa do Povo”.
A Mesa Diretora é completada por José Luis Vieira (Ratinho-MDB) – vice-presidente, Isaias Lino do Couto (PSC) – primeiro-secretário, e Marcelo Ferreira (dr. Marcelo-PSD) – segundo secretário.
O primeiro documento elaborado foi o livro Ata, onde consta que, no “dia 6 de abril de 1949, no prédio número 58 da Rua Um, destinado ao funcionamento a Câmara Municipal de Santa Gertrudes, na presidência do senhor doutor Hugo Caccuri, meritíssimo Juiz de Direito da comarca de Rio Claro, convida o senhor Escrivão Eleitoral Hygino Pereira, para proceder à chamada dos vereadores presentes na sessão da instalação”.
Participaram os vereadores: Guerino Codo (que dá nome ao prédio do legislativo), Benedito Baptista Pedroso, Paulo Vaz Pinto, Oswaldo R. Rocha, Eugênio Secco, Fernando Pagnoca e Albano de Oliveira Leitão, que foram devidamente empossados e prestaram o compromisso regimental. Em seguida, foi realizada a primeira eleição para compor a Mesa Diretora do legislativo, que ficou assim constituída: Guerino Codo foi eleito presidente, tendo Benedito Baptista Pedroso – vice, Albano de Oliveira Leitão – primeiro-secretário, e Eugênio Secco – segundo-secretário, todos com sete votos.
O primeiro ato do Presidente eleito foi dar posse ao prefeito Oscar Raphael da Rocha que, de acordo com a Ata, prestou o compromisso oficial, “terminando sob vibrante salva de palmas”, de acordo com a ata da sessão.
Um fato curioso, na primeira sessão ordinária, que aconteceu no dia 8 de abril, o vereador Fernando Pagnoca solicitou demissão, “apresentando motivos justificados”. Prosseguindo, foi convocada sessão extraordinária para o dia 12 de abril, “para tratar do empréstimo que a Fazenda do estado se dispõe a conceder aos novos municípios”. Na ordem do dia da primeira sessão ordinária, o Presidente declarou aberta a vaga com a renúncia do senhor Fernando e convidou o suplente, Joaquim Pereira, para prestar o juramento e assumir a cadeira, juntamente com os demais vereadores eleitos: Archangelo Soave, Ruy Raphael da Rocha, Antonio Filier, Bento Dias de Castro, Dermeval da Fonseca Nevoeiro e Manoel Arthur Alonso. O legislativo era composto por 13 vereadores.
Ainda na primeira sessão, o Presidente nomeou os integrantes da Comissão para elaborar o projeto de Regimento Interno da Câmara, que foi composta por: Albano, Joaquim, Bento, Dermeval e Ruy.
Hoje, são nove vereadores que representam uma população de mais 25 mil habitantes. Dentre as muitas conquistas dos legisladores, uma se destaca: as obras de revitalização (duplicação, pavimentação, ciclofaixa, rotatórias etc.) da Rodovia Constante Peruchi (SP 316), que liga Rio Claro, Santa Gertrudes e Cordeirópolis. Em 2013, a Câmara conseguiu junto ao Governo do Estado, verba inicial de R$ 36 milhões para as obras, que mais tarde chegou a um investimento total de mais de R$ 50 milhões.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 05 de abril de 2019
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Mais uma rodada de entrega de certificados aos profissionais e estudante que se destacaram em suas funções, aconteceu no início da noite do dia 15 de setembro, no Plenário Íria Hansen, na sede da C...
Busca de verbas para entidades filantrópicas, ampliação do horário de funcionamento de farmácia, déficit de funcionários e apoio à lei contra o aborto foram alguns dos temas abordados durante a 21ª...
A sede da Câmara Municipal de Santa Gertrudes foi palco da 2ª reunião ordinária do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), realizada na manhã do dia 10 de setembro, e reuniu 90 pessoas de 17...
Na noite de segunda-feira, os vereadores se reuniram para a 20ª sessão ordinária do ano, quando foram discutidos seis projetos e apresentada moção de apoio, onde os vereadores da bancada católica,...
As emendas à Lei Orgânica, elaboradas a fim de regulamentar a execução de emendas parlamentares à Lei Orçamentária, foram aprovadas por unanimidade, durante a 19ª sessão ordinária. As proposituras...
Funcionários da Câmara participaram de um treinamento de prevenção e controle de incêndios, e sobre primeiros socorros. A capacitação foi ministrada por Israel Lucas de França – bombeiro civil e té...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados Versão: 1.0.0.8 | | Desenvolvido por: Sino Informática.