A sessão ordinária da Câmara de Santa Gertrudes do dia 12 de fevereiro teve início com o presidente da Casa, vereador Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), informando que o projeto de Lei (PL) 09, onde o Executivo solicita autorização para auxiliar no transporte dos alunos da Escola Senai, no valor de R$ 120, foi retirado de pauta, atendendo pedido dos vereadores, após reivindicação de pais e estudantes. O Presidente explicou que os alunos serão transportados por ônibus, oferecidos pelo Município. O assunto foi comentado pelos vereadores, que elogiaram a participação popular reivindicando ônibus gratuito para os estudantes.
Na ordem do dia, em primeira discussão, foram aprovados oito PLs, alterando dispositivos das leis financeiras. Devido à urgência, os documentos foram autorizados em segunda votação, em sessão extraordinária, realizada no dia 13 de fevereiro. Os PLs abrem crédito especial para a compra de caminhão-pipa; construção de campo de futebol no bairro Jequitibás; aquisição de retroescavadeira; compra de material e equipamentos para Unidade Básica de Saúde (UBS), do Jequitibás, e de material para a Unidade de Atenção Especializada em Saúde; reestruturação da Unidade de Saúde Bucal; compra de ambulância; e manutenção dos Postos de Saúde da Família (PSFs), do Centro, Jardim Luciana e Jequitibás.
Quatro projetos deram entrada, o PL10, autoria dos vereadores Isaias Lino do Couto (PSC) e José Luis Vieira (Ratinho-MDB), incluindo no calendário oficial o “Dia Municipal das pessoas com deficiência”; o PL 11, do vereador Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), sobre “fixação nos postos de abastecimento de combustíveis, de cartaz informando, em porcentagem, a diferença de preços entre a gasolina e o álcool”; o PL 12, instituindo o “Programa de vacinação domiciliar”, autoria de Isaias; e o PL 13, do vereador Aécio Bisesto (Paraná-PTB), que “proíbe a soltura de rojões, bombas e fogos de artifício com estampido”.
Através de indicações, Willian Bento (PTB), aponta necessidade de recuperação do asfalto no Bonsucesso; reparo na calçada do poço artesiano do Jardim Luciana; pedido à Anatel, de código de acesso ao Serviço de Utilidade Pública (Sup), para implantação de telefone gratuito no Pronto Socorro; e instalação de aparelhos de ares-condicionados na sede da Guarda Civil. Gordinho pede reforma no Ginásio Municipal de Esportes “Sebastião Ribeirão” e obras na Emef “Nilva de Lourdes Rocha Oliveira”.
Levy Xavier Ferraz (PRB), aponta a necessidade de instalação de alambrado em torno do Lago do Jequitibás e a construção da sede da Guarda no local. Dr. Marcelo solicita manutenção e reparos na instalação elétrica do prédio do Centro Cultural; reforma na Quadra Poliesportiva “João de Freitas”; manutenção no ar-condicionado e bebedouro de água da sede do Detran, além de a Prefeitura designar um funcionário para o Departamento de Trânsito.
Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), pede a instalação de coletores de lixo no Nova Santa Gertrudes II. Isaias e Alexandro reivindicam ao Departamento de Trânsito, sinalização nas ruas dos bairros Nova Santa Gertrudes I e II; e pintura de solo na Avenida Conde Guilherme Prates. Isaias também quer higienização semanal dos contentores de lixo; instalação de placas de identificação no Jardim Faxina e a contratação de dentista.
Na tribuna
Alexandro do Iporanga explicou os PLs aprovados. “Os projetos que aprovamos, autorizando o Prefeito a efetuar compras, são verbas conquistadas através de emendas e convênios e, sempre que algum valor chega, é obrigatório o Prefeito enviar um projeto solicitando autorização da Câmara. É mais uma forma de dar transparência ao serviço público, informando a população de onde vem o dinheiro e sua destinação”. Os créditos no orçamento são oriundos dos ministérios do Meio Ambiente, Esportes e Saúde, e emendas dos deputados Lobbe Neto, Gilberto Nascimento e Celso Nascimento, além de sobras de outras emendas.
O Vereador ainda cobrou reforma urgente no telhado do prédio da Secretaria de Saúde, na Avenida Remolo Tonon, lembrando que o prédio foi danificado há três anos, devido à chuva de granizo, e quando chove os pacientes são atendidos em meio a poças d’água. A demora na troca de lâmpadas queimadas, limpeza urbana e falta de medicamentos também foram assuntos destacados.
A demora na limpeza de bocas de lobo foi questionada por Ratinho: “faz cinco meses que apresentei Indicação pedindo limpeza da boca de lobo da Rua 14, esquina da Rua Gumercindo Fernandes Pereira, e até agora nada”; e questionou a falta de limpeza nas ruas e corte de mato. O asfalto nas ruas do Santa Catarina foi cobrando mais uma vez e, Gordinho avisou que as obras no local começam em 10 dias. José Luis divulgou a notícia da reforma do campo de bocha, agradeceu ao deputado Lobbe Neto pela emenda de R$ 300 mil para o PSF; ratificou que a verba para compra de aparelho de raio X – emenda do deputado Jorge Caruso, está chegando, e lembrou que Caruso é autor da emenda que beneficiou a Cidade com o aparelho de ultrassonografia, mas que falta “um especialista para realizar os exames”.
Levy também comentou sobre a falta de limpeza. “O lixo e os entulhos nas ruas da nossa Cidade estão aumentando a cada dia, precisamos estar atentos para resolver este problema”, e ainda citou a falta de estrutura nas obras: “pedimos para consertar a rampa de acesso a cadeirantes na farmácia do Jardim Parque Industrial, está quebrada, uma obra simples e até hoje não foi feita; não temos os endereços dos ecopontos, não sabemos como vai funcionar; não podemos mais esperar, falta agilidade”. Levy ratificou que a “iluminação pública está péssima”; pediu informações sobre o Código de Posturas: “o Código foi aprovado em 2018, logo faz aniversário e até agora não saiu do papel, precisa contratar os fiscais de postura, quero respostas!”; e solicitou informações sobre o condomínio que será construído no Recanto Flafer. O Presidente sugeriu convidar o Secretário de Habitação para uma reunião e tratar do assunto.
Dr. Marcelo fez um balanço dos serviços de Saúde e apresentou dados dos primeiros quatro meses de 2018, relatando a evolução do setor. “Existe muita desinformação, graças a atitudes tomadas nos últimos anos conseguimos evoluir bastante”, afirmou, citando o convênio com o Cismetro como uma das principais ações. Entre os dados relatados, dr. Marcelo afirmou que a fila de pacientes aguardando cirurgia de catarata, ortopédica e bariátrica, e exames de mamografia estão zeradas. Procedimentos como endoscopia digestiva, tomografia, cirurgia de vesícula, de amigdala e adenoide, entre outros, estão todos agendados.
O Vereador pediu aos pacientes com pendências, que procurem o setor para atualizar endereços e telefones de contato, e evitar o não comparecimento em exames. Ele citou, por exemplo, que 11 pacientes com cirurgias de vesícula agendadas não compareceram; nove não foram fazer tomografia e 77 faltaram na ressonância. “A falta em um procedimento agendado, além de prejudicar o próprio, ainda impede que outra pessoa possa fazer; por isso, é preciso manter endereços e telefones atualizados”, afirmou.
Willian ratificou seu pedido através da Indicação 5, apresentada na primeira sessão do ano, de a Prefeitura firmar convênio com a Receita Federal, “com a finalidade de fiscalização tributária e outras obrigações delegadas em relação ao Imposto Sobre Propriedade Territorial Rural (ITR). Segundo explicou, com o convênio, o Município passa a direito a 100% da arrecadação, hoje 50% vai para o Estado. O Vereador voltou a pedir manutenção nos brinquedos dos parques infantis e, sugeriu que sejam oferecidos cursos de capacitação de mão de obra e as aulas praticas sejam feitas em prédios públicos; cobrou da Elektro melhoria nos serviços prestados: “em dois finais de semana, os moradores do Jardim Parque Industrial ficaram sem energia, no primeiro por 10 horas e no segundo final de semana por 15 horas, e denunciou que “os consumidores ligaram informando e cobrando explicações e foram mal atendidos”. Em outra situação, disse o Vereador, a Elektro realizou corta de galhos de árvores que estavam danificando os fios e não recolheu os entulhos: “a população não merece o tratamento que a Elektro vem dando ao povo”.
A falta de medicamentos voltou a ser relatada por Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC): “não adianta ter remédio num mês e no outro não; remédios de uso contínuo e os controlados não podem faltar; gostaria que os remédios chegassem na hora certa. Colocaram uma tonelada de peixes no lago, e falta remédio?”, disse, afirmando que saúde, educação e segurança são prioridades. Totó também mostrou indignação com os preços cobrados pela água e com a falta de limpeza e retirada de entulhos das ruas. Totó cobrou recapeamento nas ruas dos bairros Jequitibás I, II e III; e instalação de placas de estacionamento para deficientes em frente às creches e escolas. Para solucionar o problema com a demora na troca e a falta de qualidade das lâmpadas, o Vereador sugeriu que a verba arrecadada com a taxa de iluminação seja usada para comprar equipamentos e a contratação de um funcionário para realizar os serviços. Finalizando, cobrou as mais de mil casas que seriam construídas.
A próxima sessão ordinária será dia 19 de fevereiro. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 14 de fevereiro de 2019
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Mais uma rodada de entrega de certificados aos profissionais e estudante que se destacaram em suas funções, aconteceu no início da noite do dia 15 de setembro, no Plenário Íria Hansen, na sede da C...
Busca de verbas para entidades filantrópicas, ampliação do horário de funcionamento de farmácia, déficit de funcionários e apoio à lei contra o aborto foram alguns dos temas abordados durante a 21ª...
A sede da Câmara Municipal de Santa Gertrudes foi palco da 2ª reunião ordinária do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), realizada na manhã do dia 10 de setembro, e reuniu 90 pessoas de 17...
Na noite de segunda-feira, os vereadores se reuniram para a 20ª sessão ordinária do ano, quando foram discutidos seis projetos e apresentada moção de apoio, onde os vereadores da bancada católica,...
As emendas à Lei Orgânica, elaboradas a fim de regulamentar a execução de emendas parlamentares à Lei Orçamentária, foram aprovadas por unanimidade, durante a 19ª sessão ordinária. As proposituras...
Funcionários da Câmara participaram de um treinamento de prevenção e controle de incêndios, e sobre primeiros socorros. A capacitação foi ministrada por Israel Lucas de França – bombeiro civil e té...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados Versão: 1.0.0.8 | | Desenvolvido por: Sino Informática.