Os vereadores participaram da inauguração do Lago “Chico Lucas”, que aconteceu no dia 15 de novembro e, durante a sessão ordinária desta semana, realizada no dia 20, teceram elogios ao Prefeito e demais responsáveis pelo espaço que reúne várias opções de lazer, e à escolha do nome, uma homenagem ao senhor Francisco Lucas Ribeiro, conhecido Chiquinho benzedor, já falecido. A terceira etapa das obras foi iniciada, com a construção de banheiros, lanchonete e instalação de bebedouros. O presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), ratificou os elogios, solicitou o enviou de ofício parabenizando o prefeito Rogério Pascon pela iniciativa e convidou os demais vereadores para assinarem o documento.
Durante os trabalhos, deu entrada do projeto de lei (PL), 47, do Executivo, solicitando autorização para alteração das leis financeiras, abrindo crédito suplementar de R$ 1 milhão para o Fundo Municipal de Saúde. Foram aprovados, em segunda votação, o PL 45, do Executivo, que institui o Refis, e o PL 46, autoria dos vereadores Willian Bento (PTB) e Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), determinando a “obrigatoriedade de curso de capacitação de primeiros socorros aos funcionários das escolas e creches da Rede Municipal”. Também foi aprovado o requerimento 42, onde Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), solicita ao chefe do Executivo “entrar em contato com os responsáveis pelo prédio da antiga estação ferroviária, e solicitar autorização para usar o imóvel para futuras instalações de secretarias, mediante uma reforma no imóvel, evitando o pagamento de alugueis”. Totó justifica o pedido afirmando que a Prefeitura utiliza vários imóveis alugados e que os valores encarecem os cofres públicos.
Willian Bento (PTB), apresentou indicações solicitando à Secretaria de Obras, que reserve um espaço no Cemitério Municipal com acesso restrito a funcionários e sem visibilidade ao público, para serviços de secagem e incinerações de itens de exumação; e indagando sobre a possibilidade de notificar a empresa Via Sol, reivindicando “disponibilizar em seu itinerário, desembarque de passageiros após às 19 horas, nos bairros Nova Santa Gertrudes e Santa Catarina”, justificando que as moradores que trabalham em outras cidades e chegam após o horário indicado, são obrigados a se locomoverem a pé até suas residências.
Atendendo aos moradores das proximidades, Isaias Lino do Couto (PSC), José Luis Vieira (Ratinho-MDB) e Aécio Bisesto (Paraná-PTB), pedem alteração para que a Rua Benedicta Cabral Girnos seja mão dupla de direção, no trecho entre as ruas Felipe Capobianco e Pérsio Franco Corrêa Júnior.
Dr. Marcelo pleiteou ao Prefeito a implantação de um chafariz no lago “Chiquinho Lucas”, para “arear as águas do mesmo”, afirmando que “o lago proporciona um ambiente belíssimo no bairro, transformando-o em um cartão postal da Cidade, e servirá para o encontro de pessoas de várias idades, podendo desfrutar da pescaria e passeios”.
Na tribuna, Alexandro ratificou pedido para instalação de cestos de contenção de lixo em bocas de lobo, como medida de preservação de meio ambiente, impedindo que detritos cheguem aos rios, lagos e matas, além de facilitar a limpeza; e sugeriu que o primeiro seja instalado próximo ao lago do Jequitibás. O Vereador apesentou uma reportagem em vídeo, mostrando o funcionamento de bocas de lobo ecológicas em cidade do Sul do Brasil. Dr. Marcelo comentou que os cestos também facilitarão o salvamento de animais que possam cair em bocas de lobo.
Alexandro do Iporanga anotou a necessidade de demarcação de vagas especiais para idosos e portadores de necessidades especiais em frente ao Bradesco; pediu limpeza das ruas, calçadas, espaços públicos e na área da antiga estação ferroviária, e a retirada de entulhos; cobrou eficiência no serviço de iluminação; cesta de Natal aos funcionários públicos; asfaltamento no Jardim D’ Itália; e fez um balanço de solicitações não atendidas, afirmando estar esperançoso que sejam feitas em 2019.
Totó deu uma boa notícia. O Vereador comentou que foi questionado se haverá aumento no IPTU em 2019, foi se informar com o Prefeito e comunicou que não terá reajuste, só será aplicado índice da inflação no período. O Vereador parabenizou o secretário Gerson Ribeiro e equipe pelas obras no lago “Chico Lucas” e por atender sua solicitação e construir estacionamento no local.
Reginaldo cobrou recapeamento; iluminação na rotatória perto do Posto Pontilhão, afirmando que o local está perigoso, podendo ocorrer acidentes; voltou a questionar a falta de medicamentos, relatando: “somos cobrados, as pessoas me pedem para comprar remédios, mas a função do vereador não é comprar remédios, eu oriento para ir à farmácia ou na assistência social da Prefeitura”. Finalizando, explicou que algumas pessoas estão criticando os policiais e guardas civis que abordam motoristas: “este é o trabalho deles, se os documentos do motorista e do veículo estiverem certos, não haverá multa”, e aconselhou: “se mandarem você parar, pare, não fuja, porque eles podem achar que é bandido”. Totó ainda sugeriu homenagem ao ex-prefeito Valtimir Ribeirão, “um homem humilde, correto, merece ter seu nome em algum prédio público”.
Com a chegada do fim de ano, Ratinho cobrou a instalação de enfeites natalinos nas ruas centrais da Cidade, além de abono aos funcionários públicos; apontou ao Executivo que instale banheiros químicos no lago “Chiquinho Lucas” até que os sanitários sejam construídos; cobrou a aplicação da lei que proíbe som alto; e voltou a pedir solução para a Estrada “José Horácio Pascon”. Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), explicou que a terra que escorreu da estrada parou nas laterais, impedindo o escoamento da água: “solicitei ao Prefeito que faça canaletas e depois vou pedir ao proprietário da Formigres para que ajude a nivelar a estrada novamente, é um paliativo até que se resolva definitivamente”.
Mantendo a promessa de cobrar em todas as sessões até que seja resolvido, Ratinho pediu reparos na calçada do viaduto “Ruy Ribeiro de Almeida”, asfalto no Santa Catarina, operação tapa-buracos, implantação dos projetos Praças de Alimentação e Cinturão Verde, e reforma no campo de bocha. Levy Xavier Ferraz (PRB), disse que recebeu informação que até o final deste ano o campo estará reformado.
A próxima sessão ordinária será dia 4 de dezembro. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 22 de novembro de 2018
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Vereadores receberam o prefeito Lázaro Noé da Silva (Gino da Farmácia); o vice-prefeito Antonio Carlos Candido (Gordinho); e o secretário de Obras, Frederico Luiz Barreiro, para uma reunião de trab...
Deu entrada na Câmara nesta segunda-feira, dia 28 de agosto, o projeto de autoria do Prefeito, solicitando autorização do Legislativo para doar área visando a construção de unidades habitacionais p...
Na segunda-feira desta semana, dia 21 de julho, foi realizada a sexta sessão extraordinária do ano, convocada pelo presidente da Câmara, Willian José Bento (PL), com objetivo de dar entrada a proje...
Willian Bento - presidente da Câmara; o vice-presidente - Luiz Basso (PL), e o vereador Marcos Gomes de Oliveira (Marcos do Gás), todos os PL, participaram de reunião do Parlamento Metropolitano de...
Atendendo convite, vereadores visitaram as instalações do Centro Cerâmico do Brasil (CCB), dia 2 de julho. A entidade privada, sediada há 25 anos em Santa Gertrudes, reúne empresas do setor cerâmic...
O Dia do Pastor foi festejado durante sessão solene realizada na noite do dia 27 de junho, no Plenário Íria Hansen, na sede da Câmara, evento realizado em parceria com o Conselho de Pastores de San...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados Versão: 1.0.0.8 | | Desenvolvido por: Sino Informática.