Notícias



Vereadores comprovam esgoto jogado direto no rio

Visualize fotos

O vereador Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), denunciou que parte do esgoto está sendo despejado diretamente no córrego Santa Gertrudes e, durante a 20ª sessão ordinária, realizada dia 11 de setembro, apresentou as provas em fotos e vídeo.

Alexandro, Willian Bento (PTB) e Levy Xavier Ferraz (PRB) foram até o local fiscalizar denúncia. “O vídeo mostra o esgoto a céu aberto e estamos tomando as providências cabíveis, já que comunicamos a BRK e a empresa respondeu que já tinha tomado providências, estou mostrando que não fez!”, afirmou Alexandro. Em julho, o esgoto jogado no córrego causou a morte de peixes e, após oficiar comunicar sobre o ocorrido, a Câmara recebeu resposta que a culpa é da população que joga objetos na rede de esgoto, causando danos. “Vamos lembrar à empresa que a população paga o tratamento de 100% do esgoto”, retrucou o Vereador.

Levy foi além, como engenheiro, afirmou que “não é difícil solucionar este problema”, prometendo: “não vamos deixar acontecer isso de novo e ainda vou cobrar testes na água do rio”. Isaias Lino do Couto (PSC), disse que a Agência Reguladora deve ser informada da ocorrência, além dos demais órgãos fiscalizadores e da Polícia Ambiental que estão cientes dos fatos. Sempre incisivo, Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), comentou, “só muda o nome da empresa, os problemas continuam os mesmos, se não está tratando o esgoto não pode cobrar pelo serviço”.

Este não foi o único fato grave apresentado, o DER enviou ofício, comunicando que irá propor a rescisão dos convênios para pavimentação da estrada vicinal que liga Santa Gertrudes com Rio Claro até a Fazenda Itaúna, e da ligação da “Constante Peruchi” ao Complexo Argileiro da Fazenda Goiapá, por motivo de falta de licitação. O presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), contestou: “este motivo não confere, está tudo em andamento, uma comissão foi formada para acompanhar os trabalhos, a obra está licitada, temos até o valor, cerca de R$ 7 milhões”. Em ofício, o prefeito Rogério Pascon informou que o fato “nos pegou de surpresa, pois demos o andamento em todos os passos orientados pelo Governo Estadual; iremos responder ao órgão”.

Reportagem veiculada por emissora de TV em rede nacional, mostrando a poluição em Santa Gertrudes, foi outro assunto amplamente discutido. José Luis Vieira (Ratinho-MDB), relatou que há anos a Câmara cobra ações para minimizar a poluição por partículas na atmosfera e apontou o projeto “Cinturão Verde” como uma das medidas que deveriam ter sido implantadas, mas só agora a Câmara conseguiu parceria que tornará o projeto realidade. “Precisamos agir, algumas medidas têm que se tomadas, não podemos mais permitir que nossa cidade seja prejudicada”. Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), afirmou que a indústria cerâmica é sempre apontada quando se fala em poluição, “mas não se pode esquecer que a usina também polui, temos que cobrar deles, precisam ajudar na recuperação”.

“Mais uma vez destaque nacional de forma negativa, por poluição”, disse Alexandro, apontando que o legislativo está trabalhando: “nós estamos fazendo nossa parte, criamos projetos, aprovamos os códigos ambiental e de posturas, procuramos parcerias para implantar o Cinturão Verde, projeto maravilhoso, na gaveta desde 2003; agora tem que sair do papel, a cidade esta na UTI”, concluindo que o cancelamento do convênio para asfaltar as estradas vem prejudicar ainda mais a vida de quem mora na Cidade. Dr. Marcelo opinou que as plantações de bambu são eficientes para bloquear a poeira, “uma medida barata e rápida para fechar os espaços e impedir que a poeira se alastre”.

Durante a sessão foram aprovados o projeto de lei 41, que cria a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (em segunda votação); e os requerimentos, ambos de Totó, solicitando informações a “respeito do aparelho oftalmológico que será instalado na UBS do Jequitibás, mas ainda não está em funcionamento”, relatando que existe uma fila de mais de 600 pacientes a espera de consulta; e o porquê o raio X digital não está em funcionamento no Hospital, “uma vez que o dinheiro da emenda parlamentar para a compra do equipamento está nos cofres da Prefeitura desde 27 de outubro de 2017, e que o raio X em uso é antigo e constantemente está quebrado”.

Com a presença de membros da diretoria dos Correios, foi aprovada por unanimidade, Moção de Apoio aos funcionários dos Correios & Telégrafos. Dr. Marcelo aproveitou e convidou os funcionários da autarquia para elaborarem sugestões de medidas a serem adotadas pelo Município, a fim de solucionar as reclamações de moradores de alguns bairros que não recebem correspondências.

Entre as indicações apresentadas, Aécio Bisesto (Paraná-PTB), pede a construção de calçadão na Avenida João Vitte e pintura no pontilhão “Antonio Scatolin/Alcides Milani”, e colocação de placas indicativas nos viadutos “Norvalho Lahr” (na SGT 153) e “Abílio Seneme” (na Avenida Ricardo Pagnhoca).

Isaias e Levy sugerem atividades voltadas à divulgação e conscientização da campanha de valorização da vida e prevenção ao suicídio “Setembro Amarelo”. Totó quer a compra de viaturas para a Guarda Civil, “visando a paralização imediata do aluguel pago, sugerindo que a Câmara antecipe a devolução do duodécimo para tal fim”.

Alexandro do Iporanga solicitou reforma nos banheiros do Estádio Municipal “Alfredo Carandina” e a criação de um distrito industrial, como forma de incentivar e planejar o desenvolvimento do parque industrial local.

Na tribuna, Ratinho reivindicou a construção de passarela no “posto pontilhão”, ao lado da Rua Orlando Pereira, onde ocorrem vários acidentes. Também solicitou a manutenção das praças e a implantação do projeto “Praças de Alimentação”; fiscalização para inibir o som alto; retirada dos veículos abandonados nas ruas; recapeamento asfáltico; reforma do campo de bocha; limpeza das ruas e bocas de lobo antes do período de chuvas; e não deixou de pedir melhorias no Santa Catarina.

Totó cobrou o termino da reforma na Escola Antonio Filier, afirmando que os alunos estão reclamando que o prédio não foi pintado totalmente e o toldo está danificado; relatou que algumas pessoas estão perguntando se ele é contra a gratificação aos funcionários públicos, porque votou contra o projeto, e explicou: “quero deixar claro que sou a favor para que todos recebam o aumento, e não só meia dúzia”; e voltou a apontar a necessidade de convênio com clínica para tratamento de dependentes químicos: “a maioria das famílias não tem condições de pagar pelo tratamento, e também precisamos oferecer oportunidades de trabalho para depois da reabilitação”.

Levy concluiu os trabalhos na tribuna. “Estou feliz com a sessão de hoje, discutimos assuntos relevantes que demostram o empenho dos vereadores, fiscalizando para garantir os direitos da população”. Dr. Marcelo concordou: “estamos discutido problemas, apontando soluções, cobrando melhorias e não fazendo política”. (Assista a sessão na íntegra)

A próxima sessão ordinária será dia 18 de setembro. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa               

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 13 de setembro de 2018

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Tribunal de Contas realiza evento na Câmara

29 de abril de 2025

Pela primeira vez, o Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, organizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), acontecerá em Santa Gertrudes, na sede da Câm...

Leia Mais

Vereadores tomam posse no Parlamento

28 de abril de 2025

O presidente da Câmara, Willian José Bento (PL), tomará posse como membro da mesa diretora do Parlamento Metropolitano de Piracicaba. A cerimônia será realizada no dia 30 de abril, às 9 horas, no T...

Leia Mais

Estudantes recebem moções

25 de abril de 2025

Os alunos das escolas Emef Professora Cecy Apparecida Rocha de Aguiar e da Emeif Prefeito Antônio Filier, vencedores do concurso de redação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Viol...

Leia Mais

Recuperação Fiscal está aprovada

24 de abril de 2025

O Projeto de Lei 25/2025 (PL), que concede parcelamento e descontos de juros e multas para contribuintes em débito com a Prefeitura, foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes, durante a...

Leia Mais

A Páscoa é uma das festividades mais importantes para o cristianismo.

17 de abril de 2025

A Páscoa é uma das festividades mais importantes para o cristianismo. É uma celebração do calendário religioso cristão em memória à crucificação e à ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. A...

Leia Mais

 

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!