Fiscal do Procon e consumidores procuraram o presidente da Câmara. Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), para relatarem queixas contra a BRK Ambiental – Concessionária de água e esgoto de Santa Gertrudes, sobre o preço cobrado e a forma de cálculo pelos serviços.
James Ribeiro de Almeida, fiscal do Procon, acompanhado pelo casal de consumidor, Edna e José Roberto Bertazzo, estiveram em reunião com Dr. Marcelo, dia 19 de junho, na sede da Câmara, quando solicitaram apoio do legislativo para solucionar a forma de cobrança pelos serviços. Segundo informaram, a BRK vem adotando a cobrança da conta mensal através do consumo médio dos meses anteriores, sem efetuar a medição regular e, portanto, sem calcular o valor gasto pela efetiva quantidade de água consumida. A medida adotada pela Concessionária, alegam os reclamantes, gera valores bastante acima dos efetivamente utilizados pelos consumidores.
Edna Bertazzo explica que, se em um determinado mês acontece um imprevisto e o consumo de água é acima do normalmente utilizado, no cálculo pela média, o valor é “repassado” para outras contas, o que gera, também, a mudança de faixa de consumo em outros meses, e pagamento de alíquota de maior valor, elevando consideravelmente o valor cobrado na conta. A cobrança pela água e esgoto é feita através de faixas de consumo, e não pelo volume realmente gasto em cada residência; dependendo a faixa, o valor unitário cobrado é maior.
Este tipo de reclamação é constantemente apresentada pelos vereadores durante as sessões camarárias e, para apurar, o Presidente da Casa determinou o envio de ofício à BRK, solicitando “cópia ou demonstrativo das contas mensais de água e esgoto pagas pelos contribuintes”, residentes em determinadas ruas e avenidas, “relativas ao período de novembro de 2017 a maio de 2018”.
James Almeida ratifica as queixas apresentadas pela população aos vereadores e enfatiza: “o Procon recebe mensalmente, em média, mais de 30 reclamações do preço cobrado pela água”. O Fiscal afirma que este número é considerado alto pelo número de residências na Cidade.
A iniciativa da Câmara pretende, através de análise por amostragem, buscar subsídios para apurar as denúncias e, se comprovadas, encontrar solução. “Pretende esta Câmara proceder, por amostragem, uma análise nessas contas, de forma que se obtenha subsídios para equacionar os descontentamentos e acima de tudo, dar total satisfação aos nossos Munícipes”, diz o Ofício.
Os consumidores que se sentirem prejudicados devem Procurar o Procon levando as contas ou enviar cópias das mesmas para o telefone 19-992241379, via WhatsApp. O órgão de defesa do consumidor fica na Avenida 6, 97, telefone (19)3545-3235.
Além do Dr. Marcelo, James, Edna e José Roberto, também participaram da reunião, o procurador Jurídico da Câmara, o advogado José Roberto Escher; e a assessoria de imprensa da Prefeitura, Vera Raab.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 29 de junho de 2018
Publicado por: Silvia Araujo
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Categoria: Notícias da Câmara
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