Os principais assuntos discutidos durante a sessão ordinária do dia 10 de abril foram a construção de casas no Recanto Flafler e a Estrada Municipal “José Horácio Pascon”. No primeiro caso, vereadores estão preocupados em preservar a área considerada de “nascentes”, além do perigo aos moradores de edificações no terreno; no segundo, a necessidade de tornar a estrada transitável para motoristas e pedestres. Lixo, entulhos, lâmpadas e código de postura são temas que retornaram aos debates.
Voltando ao assunto apresentado por Levy Xavier Ferraz (PRB), na sessão anterior, Ratinho (José Luis Vieira-PMDB) disse que “casas populares são um anseio da população” e pediu ao Secretário de Habitação a previsão de início das construções. Os legisladores apontaram a necessidade de casas que atendam pessoas de baixa renda, mas em áreas que não prejudiquem o meio ambiente. “O que precisa é de construções pela CDHU; vou lutar para que as famílias carentes consigam suas casas, mas antes de construir, espero que se faça um estudo de viabilidade”, afirmou Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), lembrando que a área da antiga Cerâmica São Joaquim, um dos locais apontados para as construções, fica próxima ao Ribeirão Santa Gertrudes e, quando chove, pode alagar.
Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), está preocupado com a situação da “Horácio Pascon”: “a estrada recebeu asfaltamento há pouco mais de seis anos e só tem buraco e mato”. Gordinho ressaltou que é preciso buscar recursos para tornar o local transitável e cobrou a correção do asfalto em todo o percurso, com estrutura que comporte a carga máxima permitida – lembrando que o fluxo de caminhões de transporte de matéria-prima é intenso; sinalização; iluminação; construção de calçadas e faixa para ciclistas. As melhorias são unanimidade entre os vereadores e alguns afirmam que balança para controle de peso de carga é fundamental para manter o piso em bom estado.
Três projetos de lei (PLs) foram votados e aprovados. Em segunda discussão, o PL 6 – proibindo o corte no fornecimento de água nos finais de semana, de Alexandro do Iporanga; e, em primeira, os PLs 7 – implantação do Programa de Desligamento Voluntário (PDV) do funcionalismo, e o PL 8 – convênio com a Universidade de São Paulo (Unesp), para o combate a escorpiões, ambos de autoria do Executivo. O presidente da Casa, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), comunicou que a Câmara recebeu a minuta do projeto Código de Postura e marcou reunião para começar a discutir o assunto.
Dentre as indicações apresentadas, Willian Bento (PTB), pediu ao Prefeito a compra de uma máquina trituradora de galhos de podas de árvores e solenidade alusiva ao “Dia do Sim”, 17 de outubro, “data em que, em 1948, a população votou pela emancipação da Cidade”; e Alexandro do Iporanga recomendou uma operação tapa buracos na Estrada “Luiz Carlos Azorli”, até a Rua Gumercindo Fernandes Pereira.
Na tribuna, Willian fez agradecimentos às solicitações atendidas e justificou sua ausência na sessão anterior: estava participando do Congresso Paulista de Municípios, realizado em Santos, de onde “trouxe vários aprendizados” e apresentou demandas, entre elas, aparelho de colonoscopia, máquina de cortar galhos e veículo para a Apeac.
Totó voltou a lembrar ao Executivo que o prazo para responder aos questionamentos dos vereadores é de 15 dias; cobrou a falta do leite distribuído aos idosos; rapidez no tratamento de doentes com câncer; e reforçou as solicitações de convênio com clínica para tratamento de dependentes químicos, aulas de reforço escolar, agilidade na troca das lâmpadas queimadas e voltou a criticar o aluguel de veículos pela Prefeitura, o vereador acredita que comprar veículos gera menos gastos e os bens ficam como patrimônio público.
Sobre resposta da empresa Latina, onde afirma que não trabalha com pessoal reduzido, que cumpre as determinações contratuais e não é responsável pela coleta ou destinação de resíduos da construção civil, de sofás, colchões etc., Levy reafirmou que a empresa ficou três meses sem realizar cortes de grama e mato, mas que nos últimos 20 dias os serviços foram retomados.
Ferraz informou que, quando assumiu a Secretaria de Esportes, apresentou ao Prefeito um projeto de viabilidade de compra de equipamentos para a academia municipal e foi atendido: “em 40 dias o material estará à disposição”. Ele solicitou ao atual Secretário que adeque o local para receber os aparelhos. O Vereador ainda relatou reclamação da população de que o espaço atrás da quadra do Ginásio de Esportes “Francisco Marigo” está sendo usado para consumo de entorpecentes e pede providências.
Levy também apontou alguns avanços da Cidade, principalmente referentes ao meio ambiente, citando o tratamento de água e coleta e tratamento de esgoto, que disse ser referência para muitas outras cidades e, foi lembrando por Ratinho que Santa Gertrudes é uma das poucas cidades do Brasil 300% (100% de água e de esgoto tratados e 100% de esgoto coletado).
Alexandro contou que ele e o vereador Isaías Couto (PSC), fizeram uma inspeção em toda Cidade e encontram 40 lâmpadas queimadas. “Fui informado que a Prefeitura fez um balanço que apontou mais 100 lâmpadas precisando de troca; grande parte do serviço foi executado e, até o final desta semana será concluído, depois só manutenção normal”, concluiu. Encerrando, Gordinho deixou claro à população que é favorável à “lei do pancadão”, que proíbe som alto em vias públicas. O projeto ainda não chegou à Câmara.
A próxima sessão ordinária será dia 17 de abril. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela internet, TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 12 de abril de 2018
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Mais uma rodada de entrega de certificados aos profissionais e estudante que se destacaram em suas funções, aconteceu no início da noite do dia 15 de setembro, no Plenário Íria Hansen, na sede da C...
Busca de verbas para entidades filantrópicas, ampliação do horário de funcionamento de farmácia, déficit de funcionários e apoio à lei contra o aborto foram alguns dos temas abordados durante a 21ª...
A sede da Câmara Municipal de Santa Gertrudes foi palco da 2ª reunião ordinária do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), realizada na manhã do dia 10 de setembro, e reuniu 90 pessoas de 17...
Na noite de segunda-feira, os vereadores se reuniram para a 20ª sessão ordinária do ano, quando foram discutidos seis projetos e apresentada moção de apoio, onde os vereadores da bancada católica,...
As emendas à Lei Orgânica, elaboradas a fim de regulamentar a execução de emendas parlamentares à Lei Orçamentária, foram aprovadas por unanimidade, durante a 19ª sessão ordinária. As proposituras...
Funcionários da Câmara participaram de um treinamento de prevenção e controle de incêndios, e sobre primeiros socorros. A capacitação foi ministrada por Israel Lucas de França – bombeiro civil e té...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados Versão: 1.0.0.8 | | Desenvolvido por: Sino Informática.