Notícias



Vereadores cobram código de postura e reengenharia no trânsito

Visualize fotos

Seis matérias foram votadas e aprovadas durante a 26ª Sessão Ordinária da Câmara de Santa Gertrudes, dia 11 de novembro, sendo dois projetos de lei (PLs), três requerimentos e uma moção. O dia da Consciência Negra, festejado no dia 20 de novembro, foi lembrado pelo presidente da Casa, José Luis Vieira (Ratinho-PMDB) que enalteceu a importância da cultura negra no Brasil, parabenizou os afrodescendentes e negros, e lembrou a luta incansável de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que lutou até a morte pelo fim da escravidão.

Um dos temas mais debatidos na tribuna foi a necessidade urgente de a Cidade ter um código de postura que discipline ações e uma reengenharia global no trânsito. Dois alertas importantes foram dados: a continuidade na preservação da água e o combate ao mosquito da dengue.

“Há mais de 10 anos venho solicitando um código de postura para ações simples, como descarte e depósito de materiais nas ruas e calçadas, plantio de árvores, regras para novos loteamentos e construções, abandono de animais nas ruas e também no trânsito, entre vários outros. Nossa Cidade está bem sinalizada, mas não adianta ter faixa de pedestre se as pessoas não respeitam”, comentou Ratinho, lembrando que, durante a Semana do Trânsito, a Câmara, em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito, realizou uma campanha de orientação que foi bem recebida pela população, e que este tipo de ação deve ser realizada constantemente. “Quando a população é chamada ela responde”, comentou Vieira, citando o engajamento na campanha “Juntos pela água” que reduziu sensivelmente o consumo.

O assunto foi levantado pelo vereador Levy Xavier Ferraz (PRB): “quero falar sobre os caminhões pela Cidade. Primeiro, deixo claro que precisamos facilitar a vida das pessoas que trabalham com os caminhões, pois são colaboradores diretos da economia gerada em nossa Cidade, mas diversos problemas estão acontecendo, como o acidente ocorrido neste final de semana, no Jequitibás, onde um caminhão entrou em uma residência. Felizmente não tivemos vítimas, mas a casa ficou com sua estrutura comprometida”. Levy cobrou que: “não adianta ter um código se não tiver fiscalização”.

A necessidade de aumentar o espaço do cemitério foi relatada na indicação 196, de autoria dos vereadores Glalson Chamon (Pros), José Valter Ceregatto (Titão-Dem) e Valério Gaioto (PR). “Já pedi anteriormente e nenhuma providência foi tomada. Nosso cemitério está pequeno, precisa aumentar este ou desapropriar uma área longe do centro para construir um novo”, disse Chamon. Marcelo Ferreira da Silva (PDT) lembrou que cemitério pode causar contaminação, “é um problema sanitário e precisa incentivar a cremação”. Pensando em resolver um problema de logística, deu entrada durante a sessão, o requerimento 54, de Aécio Bisesto (PTB), solicitando que os pacientes consultados no Hospital, após o horário de fechamento da farmácia, possam retirar os medicamentos posteriormente, utilizando a mesma receita. Hoje, nestes casos, os pacientes precisam passar por nova consulta no posto de saúde do bairro para pegar outra receita.

Marcelo pediu à população para que não se descuide do mosquito da dengue e que está com um paciente com suspeita de dengue “foi só chover um pouco que a dengue voltou, temos condições de lutar e vencer este mosquitinho, é só cuidar para que ele não prolifere”. O Vereador também mandou um recado ao Prefeito, com relação aos PLs aprovados pela Casa, que alteram dispositivos das leis financeiras: “votei a favor desta vez, mas faltou qualidade administrativa. Remanejar verba para pagar décimo terceiro salário e desabastecer a saúde, que já está precária, não pode”.

Luiz Basso (PR) agradeceu pela aprovação do requerimento 50, de sua autoria, pedido a cobertura da arquibancada do Estádio Municipal “Alfredo Carandina”: “é inadmissível que um campo com mais de 30 anos não tenha uma área coberta para proteger as pessoas do sol e chuva. Basso cobrou da Odebrecht informações sobre reclamação de moradores que afirmam que a empresa está distribuindo água para bairro de Rio Claro; e sobre a qualidade dos serviços nos locais onde foram abertas redes de água e esgoto, afirmando que o “asfalto está afundando, precisa fazer o trabalho com qualidade”.

A próxima sessão ordinária será dia 18 de novembro, das 19h30 às 21 horas. Os trabalhos são transmitidos ao vivo, pela TV Claret, canal 19, e pelo camarasg.sp.gov.br . Quem preferir pode acompanhar do Plenário “Íria Hansen”, cuja capacidade é de 60 pessoas.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 13 de novembro de 2014

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO

07 de fevereiro de 2024

AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO   PROCESSO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 0001/2024   A Câmara Municipal de Santa Gertrudes torna publico para conhecimento dos interessados, que se encontra em anda...

Leia Mais

Reduzindo despesas

22 de dezembro de 2017

Mais de R 1,5 milhão é devolvido pela Câmara Neste final de ano a Câmara devolveu aos cofres da Prefeitura R$ 1.581.315,66, referente ao duodécimo. O montante só foi possível devido a uma administ...

Leia Mais

Quatro projetos de lei são aprovados em extraordinárias

22 de dezembro de 2017

Em sessões extraordinárias, dias 21 e 22 de dezembro, os vereadores da Câmara de Santa Gertrudes aprovaram quatro projetos de lei (PLs). O 31 é um projeto substitutivo ao projeto complementar, e au...

Leia Mais

Aprovados PPA para 2018-2021 e LDO

14 de dezembro de 2017

Em segunda votação, a Câmara aprovou os projetos de lei (PLs) 22 e 23. O primeiro é o Plano Plurianual para os próximos quatro anos, e o outro é o orçamento para 2018, estimado em R$ 99 milhões e 7...

Leia Mais

Boas Festas

12 de dezembro de 2017

Nesta época, quando muitas pessoas viajam para passar as festas com familiares e amigos, é preciso redobrar a atenção e tomar os cuidados necessários: antes de "pegar" a estrada, não deixe de fazer...

Leia Mais

A sessão do dia 12 começa às 19 horas

07 de dezembro de 2017

A próxima sessão, dia 12, a última ordinária deste ano, terá início às 19 horas. A mudança foi sugerida pelo presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), para evitar a interrupção da t...

Leia Mais

 

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!