A falta de segurança foi o principal assunto discutido durante a primeira Sessão Ordinária do ano, dia 4 de fevereiro. Os altos índices de violência registrados na Cidade chamaram a atenção dos vereadores que pediram a união dos segmentos envolvidos para que sejam elaboradas ações que impeçam a criminalidade. “Sabemos que esse não é um problema local, é nacional, mas temos que unir forças e evitar que a população continue sofrendo com a sensação de insegurança vivida nos últimos tempos”, disse José Luis Vieira (Ratinho-PMDB), presidente da Câmara.
A primeira iniciativa da Casa, de acordo com Vieira, é chamar todos os envolvidos para uma reunião e debater o assunto até chegar num consenso. “Vamos convidar as polícias, Executivo, juízes, promotores, líderes de bairros e religiosos, população e entidades para discutir e encontrar caminhos”, explicou.
A segurança no trânsito também foi assunto. Marcelo Ferreira da Silva (PDT) questionou a capacidade dos guardas municipais (GMs) de gerenciar o trânsito local. “Recebi denúncias de que eles [os guardas] estão extrapolando nas abordagens aos motoristas, criando situações agressivas e jocosas. Trânsito não é função dos GMs e sim da polícia, eles não têm credencial nem preparo para isso”, enfatizou. Marcelo pediu ao Prefeito que contrate especialistas para efetuarem uma reengenharia no trânsito. Vieira concordou, lembrando que muitos bairros têm avenidas largas e longas que são usadas como pista de corrida, colocando os demais usuários das vias em situação de perigo e, no mínimo, é preciso que os locais sejam sinalizados com placas de velocidade máxima permitida e, assim, evitar acidentes. “Com as placas será possível fiscalizar de forma eficiente”, lembra o Presidente da Casa.
Glalson Chamon da Silva (Pros) relatou e necessidade de mudanças no trânsito e sugeriu que as principais ruas e avenidas dos bairros tenham sentido único de direção como medida preventiva à acidentes.
Na tribuna, Levy Xavier Ferraz (PRB) questionou a segurança de quem utiliza o “Espaço da Criança” na Rua Santa Isabel. “O local ficou muito bom, mas estou preocupado com a segurança das crianças quando atravessam a Rua. Não tem sinalização nem faixas de pedestres e o fluxo de veículos é intenso”. Levy também cobrou do Prefeito a nomeação de um secretário de Saúde “para que possa se dedicar exclusivamente aos problemas pontuais que a Secretária tem, e para que nós, vereadores, tenhamos de quem cobrar diretamente”.
O vereador Marcelo concordou com Levy: “Secretário é necessário. Quem é o representante da Saúde de Santa Gertrudes?”, perguntou. Marcelo também relatou a dificuldade de as pessoas em marcar consultas por falta de profissionais. “Precisa oferecer produtividade aos médicos, isso pode ser uma alternativa para que eles queiram vir trabalhar aqui”, sugeriu, lembrando ainda, que também é preciso dar condições de trabalho: “o Hospital é mal equipado, o salário ruim e o mobiliário quebrado”. O Vereador, que é médico ainda informou o primeiro caso confirmado de dengue na Cidade. Vieira lembrou que na administração Valtimir Ribeirão os salários dos médicos foram reajustados para valores acima dos pagos pelos planos de saúde, “mas as demais administrações não devem ter corrigido os valores, estando defasados” explanou.
Luiz Basso (PR) pediu pode de árvores na Avenida São João, cujos galhos estão tocando a rede elétrica; reparo nos buracos da calçada na Rua 6, Jardim Parque Industrial; corte do mato nos terrenos vagos no Jardim Itália II; e pulverização de toda rede de esgoto para matar ratos e baratas. Basso também solicitou à Foz do Brasil que melhore a qualidade dos reparos realizados após obras de abertura de redes de água e esgoto, para que o asfalto não ceda; e agradeceu ao Prefeito por ter atendido ao pedido dos vereadores, oferecendo ônibus para o transporte dos alunos que estudam no “Pedro Raphael da Rocha” – iniciativa do vereador Aécio Bisesto (Paraná-PTB); e pelo abono aos funcionários públicos, solicitação conjunta da Câmara.
O presidente José Luis foi à tribuna pedir um “código de postura” para regrar as construções no Município. “Tem vários muros que estão caindo, sendo escorados por pedaços de madeira; calçadas com buracos, muito íngremes, totalmente sem condições de serem utilizadas. É preciso ter normas”. A falta de coleta de lixo diária, que vem sendo questionada pela população para evitar o acúmulo de lixo e a procriação de ratos e baratas, é outro problema pontual. José Luis comentou que sobre a usina de reciclagem de lixo com geração de energia, conseguida pela Câmara junto ao deputado federal Ricardo Izar, que não saiu do papel. Encerrando, o Vereador lembrou os eleitores que o prazo final para o recadastramento biométrico termina dia 28, e divulgou que mais três emendas chegam ainda este mês [fevereiro], enviadas pelo deputado Jorge Caruso: Raio X Digital, Rua de Lazer e Academia ao Ar Livre, atendendo pedidos de Ratinho, Paraná e Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB).
A próxima sessão ordinária da Câmara de Santa Gertrudes será no dia 11 de fevereiro, terça-feira, às 19h30. Os trabalhos são transmitidos ao vivo, pela TV Claret, canal 19, e pelo camarasg.sp.gov.br . Quem preferir pode acompanhar do Plenário “Íria Hansen”, cuja capacidade é de 60 pessoas.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Publicado em: 06 de fevereiro de 2014
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO PROCESSO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 0001/2024 A Câmara Municipal de Santa Gertrudes torna publico para conhecimento dos interessados, que se encontra em anda...
Mais de R 1,5 milhão é devolvido pela Câmara Neste final de ano a Câmara devolveu aos cofres da Prefeitura R$ 1.581.315,66, referente ao duodécimo. O montante só foi possível devido a uma administ...
Em sessões extraordinárias, dias 21 e 22 de dezembro, os vereadores da Câmara de Santa Gertrudes aprovaram quatro projetos de lei (PLs). O 31 é um projeto substitutivo ao projeto complementar, e au...
Em segunda votação, a Câmara aprovou os projetos de lei (PLs) 22 e 23. O primeiro é o Plano Plurianual para os próximos quatro anos, e o outro é o orçamento para 2018, estimado em R$ 99 milhões e 7...
Nesta época, quando muitas pessoas viajam para passar as festas com familiares e amigos, é preciso redobrar a atenção e tomar os cuidados necessários: antes de "pegar" a estrada, não deixe de fazer...
A próxima sessão, dia 12, a última ordinária deste ano, terá início às 19 horas. A mudança foi sugerida pelo presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), para evitar a interrupção da t...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.