A primeira sessão ordinária da Câmara de Santa Gertrudes, dia 6 de agosto, foi bastante movimentada, com todos os vereadores se pronunciando sobre ações que precisam se tomadas para melhorar a vida da população, principalmente em relação às áreas da saúde e segurança. “Entendo que todo novo governante precisa de um tempo para colocar a casa em ordem e, depois, pôr em prática seu plano de governo. Já se foi mais de sete meses que o Prefeito assumiu e, está na hora de nosso povo começar a se beneficiar das melhorias prometidas”, enfatizou José Luis Vieira (PMDB), presidente da Câmara.
O Vereador disse não poder mais tolerar que pessoas morram ou fiquem sofrendo sem atendimento médico, com a falta de segurança - dentro de suas casas e nas ruas - e com o abandono da Cidade. “Os bens públicos precisam de manutenção permanente. Nosso hospital está em péssimas condições, vários espaços públicos estão sem conservação e os parques infantis com brinquedos quebrados, o que já ocasionou ferimento em crianças. É preciso que o Executivo respeite o Legislativo - o verdadeiro representante do povo e, se tivesse acatado algumas de nossas reivindicações, como por exemplo, a troca ou conserto dos brinquedos e obras de segurança no Viaduto “Ruy Ribeiro de Almeida”, os acidentes poderiam ser evitados”.
Glalson Chamon da Silva (PMDB) usou a tribuna para pedir ao Prefeito que contrate médicos plantonistas para a Policlínica “Manoel Wendel”, “o que desafogaria os atendimentos no Hospital que está superlotado”; que tome providências para dar segurança aos motoristas e pedestres que utilizam o Viaduto “Ruy Ribeiro de Almeida”; e professores de Educação Física para atender idosos que há seis meses estão sem aulas. O Vereador parabenizou o Executivo pela realização da campanha anti-cerol com doação de antenas para motociclistas: “isso evita muitas mortes”, disse Chamon.
Segurança e a crise no setor cerâmico foram os principais assuntos debatidos por Levy Xavier Ferraz (PRB). Ele questionou a falta de participação da população no Fórum de Segurança, afirmando que o problema não é só das polícias, guardas e governo: “todos têm que participar para traçarmos um plano de trabalho”. Sobre o fechamento de algumas indústrias cerâmicas devido, principalmente, ao alto custo do gás natural, Levy pediu intervenção dos governos das cidades envolvidas e do Estado: “o problema é político, precisamos tomar providências para evitar que mais trabalhadores fiquem sem emprego”. O Vereador ainda cobrou do Executivo, através do requerimento 110, que envie à Câmara uma relação com o número de funcionários da Prefeitura e seus salários; e a reformulação do Plano Diretor local.
Luiz Aparecido Basso (PR) parabenizou o colega Levy pelo requerimento 110, lembrando que “é preciso que tenhamos informações e aproveito para cobrar a cópia das portarias do Executivo e resposta a ofício pedindo explicações sobre horas-extras e repouso remunerado dos funcionários”. O requerimento solicitando essas cópias foi aprovado por unanimidade pelos vereadores e o Prefeito não respondeu. “É preciso cumprir a lei, existe prazo para as respostas”.
Basso cobrou da Elektro a reposição de lâmpadas queimadas e a troca das luminárias antigas por outras mais eficientes, relatando que, só em parte da Avenida Conde Guilherme Prates, são 13 lâmpadas apagadas. “Como a partir do próximo ano, 2014, a responsabilidade da iluminação será dos municípios, a Elektro está empurrando com a barriga”.
O vereador Marcelo Ferreira da Silva (PDT), foi à tribuna e mostrou toda sua indignação com a resposta da Centrovias para a solicitação de limpeza periódica no Viaduto “Claro Miranda”. De acordo com o documento, a Concessionária manda as indústrias cerâmicas realizarem a limpeza. “A gente paga pedágio e a Centrovias quer que nossas cerâmicas façam a limpeza? Isso é um absurdo. Se os caminhões estão sujando eles estão errados, tem que fiscalizar e multar; mas a Centrovias tem responsabilidade sim! Eles têm que tomar providências sim! Já temos que conviver com o posto de segunda cidade mais poluída por partículas e a sujeira só aumenta nossa poluição”. Marcelo também cobrou do Executivo o andamento para a instalação na Cidade de uma usina de reciclagem de lixo com geração de energia. “Precisamos saber do Prefeito o que está sendo feito, ainda mais agora, com a necessidade de gás com menos custo”. O Vereador ainda pediu aos organizadores da festa em homenagem ao Dia do Caminhoneiro que realizem a queima de fogos mais tarde. “O barulho é alto e seis horas da manhã é muito cedo para quem trabalha no período da noite e precisa dormir”. José Luis concordou com o apelo do colega Marcelo. “Hoje também teve um foguetório e é preciso ter mais cuidado com o horário. A festa é muito bonita e parabenizo os organizadores, mas é preciso rever o horário”.
Sobre a usina de reciclagem, Vieira comentou que há tempos está cobrando uma decisão do Prefeito. “Estamos fazendo nossa parte, indo atrás de melhorias para a nossa Cidade; estamos auxiliando a Prefeitura em tudo, mas eles não ajudam a gente, o povo”. O presidente da Câmara relatou que: “há oito anos entregamos o Hospital [Hospital e Maternidade Santa Francisca] todo arrumadinho e hoje está feio, sujo e quebrado. Secretário não atende os vereadores. É um absurdo. Exijo respeito com o Legislativo!”
José Luis disse que é preciso um choque de gestão em Santa Gertrudes e relatou o exemplo de Minas Gerais onde o governo fez um choque de gestão, extinguiu 10 secretarias, cortou gastos e está investindo em obras prioritárias. “Existe um trauma pós-eleição e o povo tá reclamando, exigindo o que foi prometido, e ele está certo, tem direito a isso. É preciso que as ações sejam tomadas rapidamente. Os ex-prefeitos Valtimir Ribeirão e João Vitte deixaram seus legados e o prefeito Rogério Pascon precisa trabalhar para também deixar obras e bons exemplos”, finalizou.
A próxima sessão ordinária Câmara de Santa Gertrudes será no dia 13 de agosto, terça-feira, às 19h30. Os trabalhos são transmitidos, ao vivo, pela TV Claret, canal 19, e pelo camarasg.sp.gov.br . Quem preferir pode acompanhar do Plenário “Íria Hansen”, cuja capacidade é de 60 pessoas.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Publicado em: 09 de agosto de 2013
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO PROCESSO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 0001/2024 A Câmara Municipal de Santa Gertrudes torna publico para conhecimento dos interessados, que se encontra em anda...
Mais de R 1,5 milhão é devolvido pela Câmara Neste final de ano a Câmara devolveu aos cofres da Prefeitura R$ 1.581.315,66, referente ao duodécimo. O montante só foi possível devido a uma administ...
Em sessões extraordinárias, dias 21 e 22 de dezembro, os vereadores da Câmara de Santa Gertrudes aprovaram quatro projetos de lei (PLs). O 31 é um projeto substitutivo ao projeto complementar, e au...
Em segunda votação, a Câmara aprovou os projetos de lei (PLs) 22 e 23. O primeiro é o Plano Plurianual para os próximos quatro anos, e o outro é o orçamento para 2018, estimado em R$ 99 milhões e 7...
Nesta época, quando muitas pessoas viajam para passar as festas com familiares e amigos, é preciso redobrar a atenção e tomar os cuidados necessários: antes de "pegar" a estrada, não deixe de fazer...
A próxima sessão, dia 12, a última ordinária deste ano, terá início às 19 horas. A mudança foi sugerida pelo presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), para evitar a interrupção da t...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.