Notícias



Audiência pública discute poluição

Visualize fotos

O presidente da Câmara, Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), convidou a população para participar de audiência pública que acontece dia 11 de Setembro, às 19 horas, no auditório da sede do legislativo, com objetivo de discutir medidas e acabar com a poluição. “É importante a participação de todos os envolvidos para discutir o assunto e encontrar solução para este grave problema que afeta não só os moradores de Santa Gertrudes, mas de toda a região, por isso, cedemos o plenário para a realização da audiência pública e espero que a população participe”, enfatizando que o problema não pode ser direcionado a apenas uma categoria: “indústrias, transportadoras, poder público, usina, população e entidades representativas de classes devem colaborar”. Gordinho enfatizou que a produção industrial é muito importante para a economia, que é fundamental acabar com a poluição preservando o emprego.

“Precisamos sair deste péssimo posto de Cidade mais poluída do País, mas a culpa não pode ser direcionada a esta ou aquela categoria, cada um tem sua parte no processo; a ponta mais fraca não pode levar a culpa sozinha”, alertou Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC). Levy Xavier Ferraz (PRB), concordou: “não pode jogar a culpa só no caminhoneiro” e explicou que, de acordo com os dados do monitoramento, os picos de maior concentração de partículas na atmosfera acontecem a noite, quando o tráfego de caminhões é quase zero. “é preciso fiscalização nos filtros manga, instalados nas indústrias cerâmicas, para saber se estão com a manutenção em dia e funcionando corretamente”, cobrou Levy, acrescentando: “tem que preservar o emprego sim, mas a vida é mais importante”.

Na pauta da 19ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Santa Gertrudes, realizada dia 3 de Setembro, deram entrada três projetos de lei (PLs), todos do Executivo, o PL 33, institui o Código Tributário; o PL 34, dispõe sobre a ampliação do perímetro urbano (em regime de urgência); e o PL 35, introduz nova redação ao zoneamento urbano descrito na Lei Complementar 1883, de 2002, sobre o Plano Diretor do Município. Também foram apresentados quatro projetos de decreto legislativo concedendo títulos de cidadãos santa getrudenses para: Décio Isidoro - autoria do vereador José Luis Vieira (Ratinho-MDB); a José Ricardo Franzin, Celso Aparecido Pessoa e Miron Ferreira Mendes - iniciativa de Antonio Carlos Candido; e duas moções de Aplausos e Reconhecimento: Gordinho homenageando Marcel Albis Ferro – presidente do Conseg; e Willian Bento (PTB), à Teresa Ierte de Carvalho – Guarda Civil Municipal, pelo trabalho à frente do projeto Anjos da Guarda.

Oito requerimentos foram votados e aprovados. Ratinho quer a implantação do serviço de ônibus urbano; e diárias para motoristas de ambulâncias, de transporte de pacientes e de estudantes em serviço fora do Município. Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), quer saber se a cobertura do Sistema Integrado de Monitoramento por Câmeras abrange todas as escolas e creches municipais. Gordinho requer autorização da Mesa Diretora para outorgar a Comenda “Emília Valsechi Valdanha” às senhoras Maria Helena Ferranti Bichara, Nice do Carmo Gemignani Timoni Góes e Sueli Aparecida Lemos Pascon, e ao senhor Nelson Pascon. Alexandro do Iporanga solicita ao Executivo, que a Secretaria de Saúde envie à Câmara, “para conhecimento de todos os vereadores”, o número de atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde referentes a problemas respiratórios nos anos de 2017, 2018 e até a presente data de 2019; e quantidade de pessoas assistidas com oxigênio medicinal para auxiliar em tratamentos residenciais.

As Indicações solicitam: pintura na Policlínica “Manoel Wendel”; obras de tapa buracos e reparos no desvio do pavimento na Rua Edvaldo Manoel dos Santos; e instalação de contêineres no Jardim Nova Santa Gertrudes II – por Levy Ferraz. Aécio Bisesto (Paraná-PTB), voltou a pedir a construção de passarela para pedestres na Rodovia Constante Peruche, em frente ao Jardim Ipês; canaletas nas ruas Benedicta Girnos Cabral com a Felipe Capobianco, e Rua 3 com a Avenida Remolo Tonon; recuo do canteiro da Rua Felipe Capobianco com a SP 316, na entrada do Parque Jequitibás; e reforma do campo de bocha do Centro de Lazer do Trabalhador “Cyro Rocha”.

Totó quer demarcação de solo de vagas para deficientes em frente às escolas e creches municipais; reparos nas rampas de acesso à entrada e no estacionamento do prédio do Hospital Santa Francisca; e, reforma e manutenção nas praças da Cidade: nos bancos e calçadas, sistema de iluminação, pintura e jardinagem, priorizando a Praça da Matriz. Willian Bento (PTB), reivindica novo aparelho medidor de pressão arterial, para a Academia Municipal, e que os alunos tenham a pressão aferida antes de iniciar os treinos; fornecimento de lanches aos alunos do Projeto Guri; pintura e manutenção na imagem do Cristo, instalado no bairro Santa Catarina; e, limpeza e conservação dos banheiros da Rodoviária, destinados aos passageiros.

Dr. Marcelo (Marcelo Ferreira-PSD), solicita que seja feita pintura da sinalização de solo - faixa dupla contínua de divisão de fluxo – no Viaduto “Ruy Ribeiro de Almeida”; e que seja designado um zelador permanente no Centro de Lazer “Cyro Rocha”, para limpeza, manutenção e conservação do espaço. Ratinho aponta a necessidade de instalação de lombadas na Rua Santa Isabel, em frente à Igreja Tabernáculo.

Na tribuna, Alexandro comemorou a conclusão dos trâmites para transferência do prédio da antiga Casa da Agricultura para a Secretaria de Segurança do Estado, que abrigará a sede da Polícia Militar. “O assunto virou polêmica nas redes sociais, quero deixar claro que este trabalho vem de quase duas décadas e muitas pessoas se empenharam para que hoje se tornasse realidade, como ex-vereador Luiz Basso. Eu e o Willian estivemos em São Paulo cobrando que o documento fosse assinado, estava parado na Casa Civil, pedi ajuda ao deputado Coronel Telhada que agilizou o processo e a fase da transferência está concluída; agradeço a ele e ao vice-governador, Rodrigo Garcia, pelo apoio; agora é batalhar verba para reformar o prédio. Quero deixar claro que estou aqui para fazer política e não politicagem; trabalho com a verdade”, esclareceu, lembrando que o próximo passo é a sede para a Guarda Municipal. Ratinho lembrou que há mais de 10 anos a Câmara busca efetivar a transferência e que o prédio está danificado e será preciso reconstruir. Isaias Lino do Couto (PSC), explicou que existem normas para um prédio abrigar a PM e o valor para a reforma é alto. Levy salientou que é importante um projeto bem elaborado, que atenda as necessidades pelos próximos 20 ou 30 anos.

José Luis entregou duas Moções: para Sérgio Santoro – diretor do Procon, e para Letícia Tonon – pela dedicação à cultura local. O Vereador informou que o Prefeito atendeu sua solicitação e em breve os tributos municipais poderão ser pagos com cartão (crédito e débito); e que as inscrições para os interessados em atuar como conselheiro tutelar vão até o dia 16 deste mês.

Levy contou que uma nova sede para a Guarda Municipal vem sendo discutida nas reuniões do Conseg e sugeriu que seja construída no espaço do Lago do Jequitibás; relatou que, a pedido dos moradores do jardim Ipês, serão construídos redutores de velocidade e lombadas na pista da “Constante Peruche”; e alertou para a falta de vacinas para crianças: “recebi reclamação de que está faltando vacina pentavalente e a Secretária confirmou que a demanda é maior do que a quantidade enviada para a Cidade; peço ao Prefeito que tome as devidas providências e vou reclamar na DRS, em Piracicaba”.

Na tribuna, Totó agradeceu pelos reparos em bocas de lobo no Jardim Indaiá I, que estavam exalando mau cheiro e causando transtornos aos moradores; e pediu providências para acabar com bichos e insetos no Cemitério, afirmando estão invadindo as casas: “existem túmulos abertos, os bichos saem de lá e vão para as casas; os moradores reclamam que passam inseticida, mas não resolve, porque vem do cemitério”; e pediu limpeza da água empoçada na Avenida São Paulo “antes que vire um criadouro de dengue”. O Vereador explicou que suas cobranças ao Executivo não significam que ele atue como oposição, mas sim que faz seu papel de vereador, defendendo a população. Finalizando, Totó informou que o deputado Jefferson de Campos destinou R$ 230 mil para reforma de quadras esportivas, e indagou quando as obras começam.

A próxima sessão ordinária será dia 10 de Setembro. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa                

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 05 de setembro de 2019

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Demora na solução de problemas é questionada

19 de setembro de 2019

A falta de planejamento, de manutenção e demora na solução dos problemas do dia a dia do serviço público estão irritando os vereadores. Internet de escola sem sinal, calçamento do cemitério em péss...

Leia Mais

Audiência discute poluição

17 de setembro de 2019

A sede da Câmara de Santa Gertrudes foi palco de audiência pública, promovida pela Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Rio Claro, no dia 11 de Setembro, às 19 horas, para discutir e orientar...

Leia Mais

Refis e obras em Parque aprovados em 1ª votação

17 de setembro de 2019

Em sessão extraordinária realizada na noite do dia 16 de Setembro, os vereadores aprovaram, em primeira votação, o Refis e a revitalização do Parque “Ruy Raphael da Rocha”, onde será injetado mais...

Leia Mais

Sargento Santos é Cidadão Santa-gertrudense

12 de setembro de 2019

Sessão solene realizada na noite do dia 10 de Setembro, no plenário da Câmara de Santa Gertrudes, marcou a entrega de título de Cidadão Santa-gertrudense ao Tenente Osvaldo José Santos, conhecido c...

Leia Mais

Refis dá entrada na Câmara

12 de setembro de 2019

O projeto de lei que institui o Programa de Recuperação Fiscal (Refis), PL 36, deu entrada durante a 20ª sessão ordinária, realizada dia 10 de Setembro; juntamente com o PL 37, que altera dispositi...

Leia Mais

Vereadores homenageiam Santoro e Letícia

06 de setembro de 2019

A Câmara, através dos vereadores José Luis Vieira (Ratinho-MDB), Isaias Lino do Couto (PSC) e Willian Bento (PTB), com aprovação unanime dos demais vereadores, outorgaram Moções de Aplausos e Recon...

Leia Mais

 

Copyright 2019 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.