Notícias



Solenidade marca posse do Parlamento Jovem

Visualize fotos

O Plenário “Íria Hansen”, da Câmara de Santa Gertrudes, ficou movimentado na noite de quarta-feira (7 de Agosto), para a sessão solene de posse dos nove estudantes eleitos vereadores mirins para o mandato de 2019, em eleições diretas, realizadas no dia 18 de Junho. O evento foi prestigiado por autoridades, familiares e amigos dos eleitos.

O mestre de cerimônias, Edmilson Valdanha, deu início aos trabalhos. Após a parte protocolar, com a leitura da Lei que instituiu o Parlamento Jovem da Câmara Municipal, aprovada em 1999, foi formada a mesa de honra, ouvidos os hinos do Brasil e Municipal e, após, o presidente da Casa, vereador Antonio Carlos Candido (Gordinho), iniciou a sessão solene.

A presidente do PJ, Luana de Oliveira, fez a leitura do juramento, os demais eleitos também prometeram cumprir as leis, assinaram o livro de posse e foram diplomados. Os vereadores e demais autoridades fizeram a entrega dos certificados.

O prefeito Rogério Pascon foi o primeiro a se pronunciar. Contou que em 2007, quando vereador e presidente da Câmara, realizou a primeira eleição do Parlamento Jovem, e observou que as mulheres são maioria na Mesa Diretora. “As mulheres estão dominando o mundo e o Parlamento Jovem”, brincou, prestando homenagem às mulheres presentes no evento. Pascon disse que faltam 507 dias para o fim de seu mandato: “quem sabe eu não passo a Prefeitura para uma mulher?”, disse. O Prefeito afirmou que os jovens do PJ estão no caminho certo, participando do futuro da Cidade: “vocês têm um olhar crítico e vão agregar muito a esta Casa; boa sorte!”, desejou. Ele parabenizou o vereador Willian Bento – coordenador do PJ, por ter assumido a tarefa, à equipe da Secretaria de Educação e demais envolvidos.

A secretária de Educação, Iara Lopes dos Santos, afirmou estar feliz em fazer parte do projeto que envolve diretamente a sua Pasta, agradeceu a Câmara pela iniciativa, ao Prefeito pela oportunidade e aos colegas de trabalho: “sempre posso contar com eles”. Ela também enfatizou a importância das mulheres e o protagonismo no Parlamento Jovem: “será uma experiência que levarão para a vida toda; que traga cidadania para suas vidas; vamos ver vocês no cenário político da nossa Cidade, tenho certeza!”.

“É com alegria que nos reunimos para prestigiar a juventude se tornando a nova força política”, afirmou o coordenador do Parlamento Jovem, Willian Bento, completando: “agradeço ao Presidente por me oferecer a missão que hoje é realidade, à Iara, aos diretores, professores, familiares, aos 630 alunos participantes do processo eleitoral, aos funcionários da Câmara e todos os envolvidos pela parceria”. Willian enfatizou que a iniciativa abre espaço para os jovens mostrarem suas ideias e que tem certeza que farão um grande trabalho. Concluiu desejando sucesso aos vereadores mirins.

A presidente do PJ, Luana também agradeceu. “Quero agradecer a todos que dispuseram um pouco do seu tempo para vir aqui esta noite participar deste momento importante de nossas vidas; estamos decididos a fazer um bom trabalho e ajudar em todos os sentidos”.

Edmilson Valdanha ratificou que a saída para um mundo melhor é a educação. “A Câmara está dando todo suporte necessário aos vereadores mirins, vamos transmitir nossos conhecimentos a vocês e, com certeza, aprender bastante”.

Encerrando a solenidade, o Presidente da Casa, Antonio Carlos, agradeceu a parceria e, em especial aos vereadores pelo apoio na retomada do Parlamento Jovem. “É importante trazer os jovens para participarem do processo legislativo, do desenvolvimento de nossa Cidade; não é fácil, mas juntos vamos conseguir fazer um bom trabalho”, e aconselhou: “receber um não as vezes é importante e faz parte; mas não aceitem o não tem todos os momentos, é essencial procurar o sim, persistir nos nossos sonhos e nos sonhos dos demais. Este País vai mudar, só depende de nós, aliás, já está mudando. Nós podemos tudo, basta trabalhar e se dedicar”. Gordinho enfatizou que a retomada do Parlamento Jovem só foi possível porque todos abraçaram a causa. “Esta Casa é de vocês, usufruam da melhor forma”, concluiu, encerrando a sessão solene.

O Parlamento Jovem 2019 está formado com: Richard Rodrigues Pereira e Bianca dos Reis Bitencourt (Emef “Cecy Apparecida Rocha Aguiar”); Kaique Rafael da Silva, Yngrid Vitória Dias e Rebeca Vitória da Silva (Emef “João Rufino”), Luana de Oliveira e Yan Victor Louback (Emef “Profª Nilva de Lourdes Rocha Oliveira”), e Ana Julia Ceregatto e Victor Andrade Sant´Anna (Emef “Edna Teresa Fiório”). As sessões ordinárias acontecerão uma vez por mês.

A Mesa Diretora eleita é composta por: Luana de Oliveira – presidente; Rebeca Vitória - primeira secretária; e Ana Julia Ceregatto – segunda secretária. O vice-presidente é Yan Louback.

Participaram da sessão solene: o presidente da Câmara, Antonio Carlos Candido (Gordinho); o prefeito Rogério Pascon e a primeira-dama Fernanda Lopes Pascon; Iara Lopes dos Santos – secretária de Educação; o vice-prefeito, Glalson Chamon da Silva; o chefe de gabinete do Prefeito, Miguel Ribeirão; os vereadores: Willian Bento – coordenador do PJ; Aécio Bisesto; Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga); José Luis Vieira (Ratinho); Reginaldo Pereira da Silva (Totó); e Levy Xavier Ferraz; e o vereador de Rio Claro – Geraldo Voluntário, além de familiares dos vereadores mirins, amigos, professores, diretores das escolas e demais funcionários.

A mesa de honra da solenidade foi formada por Antonio Carlos Candido, Rogério Pason, Willian Bento, Iara Lopes dos Santos, e os integrantes da mesa diretora do PJ: Luana, Rebeca e Ana Júlia.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 09 de agosto de 2019

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Demora na solução de problemas é questionada

19 de setembro de 2019

A falta de planejamento, de manutenção e demora na solução dos problemas do dia a dia do serviço público estão irritando os vereadores. Internet de escola sem sinal, calçamento do cemitério em péss...

Leia Mais

Audiência discute poluição

17 de setembro de 2019

A sede da Câmara de Santa Gertrudes foi palco de audiência pública, promovida pela Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Rio Claro, no dia 11 de Setembro, às 19 horas, para discutir e orientar...

Leia Mais

Refis e obras em Parque aprovados em 1ª votação

17 de setembro de 2019

Em sessão extraordinária realizada na noite do dia 16 de Setembro, os vereadores aprovaram, em primeira votação, o Refis e a revitalização do Parque “Ruy Raphael da Rocha”, onde será injetado mais...

Leia Mais

Sargento Santos é Cidadão Santa-gertrudense

12 de setembro de 2019

Sessão solene realizada na noite do dia 10 de Setembro, no plenário da Câmara de Santa Gertrudes, marcou a entrega de título de Cidadão Santa-gertrudense ao Tenente Osvaldo José Santos, conhecido c...

Leia Mais

Refis dá entrada na Câmara

12 de setembro de 2019

O projeto de lei que institui o Programa de Recuperação Fiscal (Refis), PL 36, deu entrada durante a 20ª sessão ordinária, realizada dia 10 de Setembro; juntamente com o PL 37, que altera dispositi...

Leia Mais

Vereadores homenageiam Santoro e Letícia

06 de setembro de 2019

A Câmara, através dos vereadores José Luis Vieira (Ratinho-MDB), Isaias Lino do Couto (PSC) e Willian Bento (PTB), com aprovação unanime dos demais vereadores, outorgaram Moções de Aplausos e Recon...

Leia Mais

 

Copyright 2019 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.