Notícias



Lago “Chico Lucas” é elogiado durante sessão

Visualize fotos

Os vereadores participaram da inauguração do Lago “Chico Lucas”, que aconteceu no dia 15 de novembro e, durante a sessão ordinária desta semana, realizada no dia 20, teceram elogios ao Prefeito e demais responsáveis pelo espaço que reúne várias opções de lazer, e à escolha do nome, uma homenagem ao senhor Francisco Lucas Ribeiro, conhecido Chiquinho benzedor, já falecido. A terceira etapa das obras foi iniciada, com a construção de banheiros, lanchonete e instalação de bebedouros. O presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), ratificou os elogios, solicitou o enviou de ofício parabenizando o prefeito Rogério Pascon pela iniciativa e convidou os demais vereadores para assinarem o documento.

Durante os trabalhos, deu entrada do projeto de lei (PL), 47, do Executivo, solicitando autorização para alteração das leis financeiras, abrindo crédito suplementar de R$ 1 milhão para o Fundo Municipal de Saúde. Foram aprovados, em segunda votação, o PL 45, do Executivo, que institui o Refis, e o PL 46, autoria dos vereadores Willian Bento (PTB) e Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), determinando a “obrigatoriedade de curso de capacitação de primeiros socorros aos funcionários das escolas e creches da Rede Municipal”. Também foi aprovado o requerimento 42, onde Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), solicita ao chefe do Executivo “entrar em contato com os responsáveis pelo prédio da antiga estação ferroviária, e solicitar autorização para usar o imóvel para futuras instalações de secretarias, mediante uma reforma no imóvel, evitando o pagamento de alugueis”. Totó justifica o pedido afirmando que a Prefeitura utiliza vários imóveis alugados e que os valores encarecem os cofres públicos.

Willian Bento (PTB), apresentou indicações solicitando à Secretaria de Obras, que reserve um espaço no Cemitério Municipal com acesso restrito a funcionários e sem visibilidade ao público, para serviços de secagem e incinerações de itens de exumação; e indagando sobre a possibilidade de notificar a empresa Via Sol, reivindicando “disponibilizar em seu itinerário, desembarque de passageiros após às 19 horas, nos bairros Nova Santa Gertrudes e Santa Catarina”, justificando que as moradores que trabalham em outras cidades e chegam após o horário indicado, são obrigados a se locomoverem a pé até suas residências.

Atendendo aos moradores das proximidades, Isaias Lino do Couto (PSC), José Luis Vieira (Ratinho-MDB) e Aécio Bisesto (Paraná-PTB), pedem alteração para que a Rua Benedicta Cabral Girnos seja mão dupla de direção, no trecho entre as ruas Felipe Capobianco e Pérsio Franco Corrêa Júnior.

Dr. Marcelo pleiteou ao Prefeito a implantação de um chafariz no lago “Chiquinho Lucas”, para “arear as águas do mesmo”, afirmando que “o lago proporciona um ambiente belíssimo no bairro, transformando-o em um cartão postal da Cidade, e servirá para o encontro de pessoas de várias idades, podendo desfrutar da pescaria e passeios”.

Na tribuna, Alexandro ratificou pedido para instalação de cestos de contenção de lixo em bocas de lobo, como medida de preservação de meio ambiente, impedindo que detritos cheguem aos rios, lagos e matas, além de facilitar a limpeza; e sugeriu que o primeiro seja instalado próximo ao lago do Jequitibás. O Vereador apesentou uma reportagem em vídeo, mostrando o funcionamento de bocas de lobo ecológicas em cidade do Sul do Brasil. Dr. Marcelo comentou que os cestos também facilitarão o salvamento de animais que possam cair em bocas de lobo.

Alexandro do Iporanga anotou a necessidade de demarcação de vagas especiais para idosos e portadores de necessidades especiais em frente ao Bradesco; pediu limpeza das ruas, calçadas, espaços públicos e na área da antiga estação ferroviária, e a retirada de entulhos; cobrou eficiência no serviço de iluminação; cesta de Natal aos funcionários públicos; asfaltamento no Jardim D’ Itália; e fez um balanço de solicitações não atendidas, afirmando estar esperançoso que sejam feitas em 2019.

Totó deu uma boa notícia. O Vereador comentou que foi questionado se haverá aumento no IPTU em 2019, foi se informar com o Prefeito e comunicou que não terá reajuste, só será aplicado índice da inflação no período. O Vereador parabenizou o secretário Gerson Ribeiro e equipe pelas obras no lago “Chico Lucas” e por atender sua solicitação e construir estacionamento no local.

Reginaldo cobrou recapeamento; iluminação na rotatória perto do Posto Pontilhão, afirmando que o local está perigoso, podendo ocorrer acidentes; voltou a questionar a falta de medicamentos, relatando: “somos cobrados, as pessoas me pedem para comprar remédios, mas a função do vereador não é comprar remédios, eu oriento para ir à farmácia ou na assistência social da Prefeitura”. Finalizando, explicou que algumas pessoas estão criticando os policiais e guardas civis que abordam motoristas: “este é o trabalho deles, se os documentos do motorista e do veículo estiverem certos, não haverá multa”, e aconselhou: “se mandarem você parar, pare, não fuja, porque eles podem achar que é bandido”. Totó ainda sugeriu homenagem ao ex-prefeito Valtimir Ribeirão, “um homem humilde, correto, merece ter seu nome em algum prédio público”.

Com a chegada do fim de ano, Ratinho cobrou a instalação de enfeites natalinos nas ruas centrais da Cidade, além de abono aos funcionários públicos; apontou ao Executivo que instale banheiros químicos no lago “Chiquinho Lucas” até que os sanitários sejam construídos; cobrou a aplicação da lei que proíbe som alto; e voltou a pedir solução para a Estrada “José Horácio Pascon”. Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), explicou que a terra que escorreu da estrada parou nas laterais, impedindo o escoamento da água: “solicitei ao Prefeito que faça canaletas e depois vou pedir ao proprietário da Formigres para que ajude a nivelar a estrada novamente, é um paliativo até que se resolva definitivamente”.

Mantendo a promessa de cobrar em todas as sessões até que seja resolvido, Ratinho pediu reparos na calçada do viaduto “Ruy Ribeiro de Almeida”, asfalto no Santa Catarina, operação tapa-buracos, implantação dos projetos Praças de Alimentação e Cinturão Verde, e reforma no campo de bocha. Levy Xavier Ferraz (PRB), disse que recebeu informação que até o final deste ano o campo estará reformado.

A próxima sessão ordinária será dia 4 de dezembro. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa                

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 22 de novembro de 2018

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Denúncia: Santa Catarina é “invadido” por ratos

11 de abril de 2019

O bairro Santa Catarina é alvo constante de reclamações e pedidos dos vereadores, principalmente devido a buracos, poeira e lama. Na sessão desta semana, dia 8 de abril, uma nova denúncia: ratos “i...

Leia Mais

Há 70 anos foi realizada a primeira sessão da Câmara

05 de abril de 2019

A Câmara Municipal de Santa Gertrudes completa 70 anos no dia 6 de abril. Fundada em 1949, foram muitas conquistas ao longo das 17ª legislaturas parlamentares. Há pouco mais de dois anos funciona e...

Leia Mais

Legislativo traz ambulância e academia ao ar livre

04 de abril de 2019

Três projetos de lei (PLs), deram entrada durante a 7ª sessão ordinária da Câmara de Santa Gertrudes, dia 2 de abril, e solicitam autorização para a compra de ambulância, de uma academia ao ar livr...

Leia Mais

Isaias aprova lei garantindo vacinação em domicílio

02 de abril de 2019

Pensando em oferecer um serviço diferenciado aos idosos, o vereador Isaias Lino do Couto (PSC), primeiro-secretário da Câmara, apresentou projeto de lei que oferece um serviço de saúde diferenciado...

Leia Mais

Duas empresas habilitadas para reforma do telhado

29 de março de 2019

Foram abertos, dia 28 de março, às 9 horas, os envelopes das interessadas em participar da licitação realizada pela Comissão de Licitações, da Câmara Municipal de Santa Gertrudes, para realização d...

Leia Mais

Saúde: Alunos de medicina farão estágio na Cidade

28 de março de 2019

A Prefeitura firmou convênio com o Claretiano – Centro Universitário de Rio Claro, e os estudantes do curso de Medicina realização estágio em Santa Gertrudes. A notícia foi divulgada pelo vereador...

Leia Mais

 

Copyright 2019 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.